Em pleno 2023, Graça reproduz tudo de pior em um personagem de novela

Vilã de "Terra e Paixão" aposta em clichês sobre as mulheres

Foto: Divulgação/TV Globo

Perfil

Sonsa, mimada e interesseira, Graça (Agatha Moreira) é filha de pais falsamente conservadores e representa o estereótipo machista e limitante da mulher alpinista social.

Foto: Divulgação/TV Globo

Golpe da barriga

O recurso mais batido da história da teledramaturgia é encenado por Graça em "Terra e Paixão". Ela finge uma gravidez para forçar o noivo, Daniel (Johnny Massaro), a se casar com ela.

Foto: Divulgação/TV Globo

Paternidade fake

Revelando um verdadeiro desserviço às brasileiras que lutam para que os pais de seus filhos os assumam perante a lei, Graça engravida do amante, Marino (Leandro Guerra), para enganar o noivo.

Foto: Divulgação/TV Globo

Briga por macho

Em prol do casamento por interesse, Graça humilha outra mulher, Aline (Bárbara Reis), desqualificando-a moralmente. A rivalidade feminina ainda é presente em diversas novelas, mas as falas vêm sendo atenuadas - o que não acontece em "Terra e Paixão".

Foto: Reprodução/TV Globo

Violência

O núcleo familiar de Graça estimula atitudes preconceituosas contra mulheres também. A moça é vítima de uma surra do pai em nome da "honra da família" ao revelar que engravidou do amante. Violência contra uma mulher grávida, em pleno 2023, é algo que não deveria ir ao ar.

Foto: Divulgação/TV Globo

Novo golpe

Com o apoio da sogra, Irene (Glória Pires), Graça vai se aproximar de Caio (Cauã Reymond) e propor ao rapaz que assuma o filho que está esperando. Seja qual for a situação, a impressão é a de que a personagem é conivente com o meio machista em que está inserida.

Foto: Divulgação/TV Globo

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Divulgação/TV Globo