Entenda a nova decisão da Justiça da Suíça sobre Cuca
Justiça da Suíça anulou a sentença que condenou Cuca por coação e ato sexual com menor em 1987, quando o hoje técnico atuava como
Foto: Pedro Souza/Atlético
A decisão de anular a condenação foi tomada pelo Tribunal Regional de Berna-Mitteland, um distrito administrativo do cantão de Berna, no país europeu. A informação foi publicada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada por outros veículos de imprensa.
Foto: Norbert Aepli/Wikimedia Commons
A Justiça também decidiu indenizar o treinador de 60 anos no valor de 9,5 mil francos suíços (pouco mais de R$ 50 mil na cotação atual).
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O tribunal suíço não inocentou, tampouco condenou Cuca, pois a decisão não entra no mérito da questão.
Foto: Pedro Souza/Atlético
O tribunal proferiu a decisão após a defesa de Cuca entrar com o pedido de um novo julgamento. No entanto, o Ministério Público da Suíça declarou que o caso estava prescrito.
Foto: Anna Varsányi, por Pixabay
Antes de entrar com o pedido, os advogados de Cuca conseguiram acesso ao processo no Arquivo do Estado do Cantão de Berna, capital da Suíça, para saber os detalhes.
Foto: Reprodução/TV Globo
Em uma entrevista ao GE em abril de 2023, a diretora do Arquivo de Berna, Barbara Studer (foto), declarou que no processo constava haver vestígios de sêmen de Cuca na jovem e que ela o reconheceu durante as investigações. A vítima morreu em 2002, aos 28 anos, de causa não revelada.
Foto: Reprodução/Arquivo de Berna
De acordo com a decisão da juíza Bettina Boschler, presidente do tribunal, a condenação de mais de 30 anos atrás amparou-se no depoimento de testemunhas. Porém, como Cuca não teve representação jurídica no julgamento, não teve a oportunidade de questionar os depoentes.
Foto: Pedro Souza/Atlético
Por meio de sua assessoria de imprensa, Cuca expressou alívio com a decisão judicial: "Hoje eu entendo que deveria ter tratado desse assunto antes. Estou aliviado com o resultado e convicto de que os últimos oito meses, mesmo tendo sido emocionalmente difíceis, aconteceram no tempo certo e de Deus".
Foto: Bruno Cantini/Atletico
O processo envolvendo Cuca refere-se a episódio ocorrido em 1987, quando ele era jogador de futebol e participava de uma excursão pela Europa com o Grêmio.
Foto: Reprodução Youtube
Na época, Cuca e três companheiros de Grêmio, Henrique Etges, Eduardo Hamester e Fernando Castoldi, foram presos acusados de terem mantido relações sexuais sem consentimento com uma adolescente de 13 anos.
Foto: Reprodução Grêmio
A polícia suíça relatou que a garota foi com um grupo de amigos à porta do quarto dos atletas, em um hotel suíço, pedir uma camisa da equipe. Ela foi arrastada para dentro do local e estuprada.
Foto: Johnleslie/Wikimedia Commons
Os quatro ficaram presos em detenções diferentes por um mês e, após pagamento de fiança, retornaram para o Brasil. Dois anos depois, em agosto de 1989, foram julgados. Cuca, que sempre negou ter cometido o crime, Henrique e Eduardo foram condenados a 15 meses de prisão por coação e ato sexual com menor. Fernando Castoldi teve pena inferior, de três meses, pois foi tipificado somente por coação.
Foto: Pedro Souza/Agência Galo
O caso envolvendo o treinador voltou com força ao noticiário no primeiro semestre de 2022, quando Cuca foi contratado para assumir o Corinthians.
Foto: Divulgação/Corinthians
Após ser anunciado pelo Corinthians em 20 de abril de 2023, clube e treinador foram alvos de descontentamento de parcela da torcida alvinegra. Um movimento denominado “Fora Cuca” foi criado por mulheres corintianas, que foram à porta do CT Joaquim Grava protestar contra a contratação. "Respeita as Mina???", "Time do Povo???", questionavam as faixas exibidas no local. Os portões do local foram pichados.
Foto: Reprodução de TV
No dia 27 de abril, o técnico sucumbiu à pressão e anunciou sua saído do cargo após vitória sobre o Remo, nos pênaltis, pela terceira fase da Copa do Brasil, na Neo Química Arena.
Foto: Reprodução/Corinthians
Cuca está fora do mercado desde a saída do Corinthians. No ano anterior, o treinador havia concluído sem sucesso sua terceira passagem pelo Atlético-MG.
Foto: Pedro Souza/Atlético
O último ano glorioso da carreira de Cuca foi 2021, quando levou o Atlético-MG às conquistas dos Campeonatos Mineiro e Brasileiro, além da Copa do Brasil.
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
Em 2020, Cuca levou o Santos à final da Copa Libertadores, disputada no fim de janeiro de 2021 devido à pandemia de Covid-19. O Peixe perdeu a decisão para o Palmeiras por 1 a 0, no Maracanã.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
Meio-campista quando jogador, Cuca iniciou a carreira como treinador em 1998. Outros títulos relevantes que acumulou estão a Libertadores de 2013 à frente do Galo e o Brasileirão de 2016 com o Palmeiras.
Foto: Divulgação/Atlético-MG
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Pedro Souza/Atlético