Entenda de vez o que é passabilidade
Termo comum entre pessoas trans não é consenso e vem sendo reavaliado
Foto: Baran Lotfollahi Unsplash
Origem
Não se sabe ao certo quando o termo passou a ser usado pela comunidade trans, mas uma das origens é a tradução do termo em inglês "passing", que significa também "passagem" em português.
Foto: Kyle/ Unsplash
Grupo identitário
O termo em inglês se refere à possibilidade de uma pessoa se passar por membro de um grupo identitário diferente do seu. Ele serve para várias questões, incluindo orientação sexual (por exemplo, gays que parecem héteros).
Foto: Divulgação
No Brasil
Por aqui, o termo "passabilidade" passou a ser usado pela comunidade trans em meados dos anos 2010 para se referir a pessoas trans que "passam" como pessoas cisgênero, ou seja, que parecem ser cisgênero.
Foto: Guia do Estudante
Sobrevivência
Esse "passar" por uma pessoa cisgênero significava - e ainda significa - para muitas pessoas se proteger das violências que as pessoas trans sofrem diariamente.
Foto: Divulgação
Resistência
No entanto, pessoas trans e travestis têm refletido e deixado a passabilidade de lado, fazendo questão de serem vistas como pessoas trans.
Foto: Reprodução Twitter
Questão individual
Portanto, cada pessoa trans define como deseja se apresentar para o mundo, e não cabe a ninguém julgá-las ou fazer cobranças.
Foto: Comunicação Butantan
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram