Entenda de vez porque blackface é racista

Prática vem de longa data e se tornou inadmissível nas últimas décadas

Foto: Reprodução Instagram

História

No início do século 19 o comediante nova-iorquino Thomas D. Rice se pintava de preto e entoava versões de uma canção que narrava a história de Jim Crow (Tiago Corvo, em tradução livre).

Foto: Wikimedia

Estereótipo

Jim Crow era a representação de um homem negro malandro e preguiçoso, imagem que foi perpetuada por mais de um século. Além de Thomas D. Rice, centenas de outros comediantes brancos faziam apresentações com o personagem.

Foto: Wikemedia

Nome de lei

Jim Crow se tornou também o nome das leis estaduais que segregavam pessoas brancas e negras no sul dos EUA, revogadas apenas em 1964.

Foto: Reprodução Twitter

Outros personagens

Ao longo das décadas, outros personagens foram inseridos no imaginário popular racista, como Black Sambo, que representava o negro malandro liberto que vivia no norte, e Golliwog, boneca de pano negra com feições exageradas, que muitos reproduzem ainda hoje ao fazer blackface.

Foto: Wikimedia

Mulheres negras

Já as mulheres negras eram retratadas nos EUA como trabalhadoras domésticas afáveis e submissas. Chamadas Tia Jemina ou Mammy, tiveram no Brasil como representante a Tia Nastácia do "Sítio do Pica-Pau- Amarelo".

Foto: Wikemedia

No Brasil

Outro personagem negro submisso e estereotipado é o Pai Tomás, de "A Cabana do Pai Tomás". Em 1969, o ator branco Sérgio Cardoso o interpretou em uma novela da Rede Globo. Na época, o MNU (Movimento Negro Unificado) protestou contra a prática do blackface.

Foto: Memória Globo

Não é fantasia

Por aqui, outra "fantasia" comum é a "Nega Maluca", estereótipo de uma mulher negra que causa tumultos e brigas, muitas vezes também hipersexualizada.

Foto: GShow

No entretenimento

No Brasil, recentemente até humoristas como Paulo Gustavo e Rodrigo Sant'anna fizeram blackface para representar mulheres negras caricatas.

Foto: Divulgação TV Globo

Nunca é válido

E é exatamente pelo histórico de retratar de forma estereotipada as pessoas negras que a prática nunca é válida, mesmo quando a intenção é combater o racismo como fez Michel Teló em 2015.

Foto: Reprodução Instagram

Por que não atores negros?

Outro ponto fundamental é que atores negros não podiam subir aos palcos no século 19, porém ao longo da história isso mudou. Por que, então, atores brancos continuam a se maquiar para interpretar pessoas negras?

Foto: Divulgação

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução Twitter