Origem da palavra
A palavra 'stalking' é originária do inglês e quer dizer 'perseguindo' em português.
Foto: iStock
Física ou virtual
O termo é empregado em casos que envolvem perseguição sistemática, seja ela física ou virtual. Com a disseminação das redes sociais e aplicativos de mensagem, a prática do stalking ganhou ainda mais visibilidade.
Foto: iStock
Pessoas próximas
Especialistas apontam que o stalking pode partir de pessoas próximas das vítimas e por motivos variados, como ciúmes. Sendo assim, não existe um “perfil padrão” para o cometimento do ato.
Foto: iStock
Crime
No Brasil, o Código Penal tipifica o crime de perseguição no artigo 147-A. A lei que instituiu a prática criminal foi aprovada em 2021. A pena para o crime de perseguição é de seis meses a dois anos de prisão e multa.
Foto: iStock
Definição na lei
“Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.
Foto: iStock
Números
Segundo dados de 2021 do Fórum de Segurança Pública, foram registrados 27,7 mil casos de stalking contra mulheres naquele ano. Elas são as principais vítimas desse crime.
Foto: iStock
Denuncie
No caso de ataques online, é importante que a vítima guarde o histórico como prova. A denúncia de um caso de stalking pode ser feita por meio de um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock