Entenda o que é "slow violence"
MP denunciou ex-marido de Titi Müller por violência doméstica e definiu prática como "slow violence"; confira o que é
Foto: Reprodução/Instagram
Titi Müller
Nesta quarta-feira, 8, o Ministério Público de SP denunciou Tomás Bertoni, ex-marido da apresentadora Titi Müller, por violência doméstica psicológica contra ela e definiu a prática como "slow violence".
Foto: Reprodução/Instagram
O que é
Em português, o termo significa "violência lenta". De acordo com o UOL, que teve acesso registro, o MP escreveu que a prática atua de maneira acumulativa e silenciosa e causa “abalos emocionais significativos”.
Foto: iStock
Como acontece
“Slow violence” é quando uma violência ocorre lentamente, ao longo do tempo e, muitas vezes, de forma invisível. Ela passa despercebida pelas pessoas por causa do seu ritmo e, por isso, pode não ser vista como violência no momento da ação.
Foto: iStock
Definição
Rob Nixon, ambientalista e estudioso literário da Universidade de Princeton, criou o termo “slow violence” e o define como uma violência que ocorre “gradualmente e fora de vista".
Foto: iStock
Definição
Ele completa: "uma violência de destruição lenta que se dispersa no tempo e no espaço, uma violência de desgaste que normalmente não é vista como violência”.
Foto: iStock
Exemplos
Essa violência lenta pode acontecer com as pessoas e comunidades, como o caso da apresentadora Titi Muller afetando a saúde psicológica, e também com o meio ambiente, como a poluição e mudanças climáticas.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock