Entenda o que é um "esquerdomacho"
Diversos personagens da ficção ficaram conhecidos por essas características, como Jove de "Pantanal"
Foto: Divulgação/Globo/João Miguel Júnior
Personagens
Na ficção, alguns personagens foram muito comentados por suas características de "esquerdomacho", como o arquiteto Paulo (Emilio Dantas) da série Todas as Mulheres do Mundo, Jove (Jesuíta Barbosa) de Pantanal e Ari (Chay Suede) de Travessia.
Foto: Reprodução/Globoplay
Parece, mas não é
O termo “esquerdomacho” é usado para se referir a um homem que aparenta não ser tóxico ou machista, que diz apoiar o feminismo e ter ideias progressistas, mas, na verdade, não é bem assim. O objetivo é conquistar as mulheres e ganhar sua confiança.
Foto: iStock
Bom moço
Usando essa imagem de “bom moço”, ele consegue reproduzir discursos machistas que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
Foto: iStock
Contradição
Por trás dessa imagem de pessoa sensível e progressista, está um homem que não respeita as mulheres. Ele oprime e tratar mal as figuras femininas ao seu redor, caindo em contradição com o que diz apoiar.
Foto: iStock
Feminismo
Nas palavras da jornalista brasileira Jout Jout, o esquerdomacho é “aquele cara que ama o feminismo, apoia, acha ótimo, estudou um pouquinho sobre…que discute no bar à beça sobre feminismo, desde que o feminismo não incomode ele em algum aspecto”.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock