Entenda o que são pronomes, pergunta da pegadinha de Matheus Mazzafera

Vídeo com respostas constrangedoras dos artistas viralizou na internet

Foto: Reprodução/Instagram/@matmazzafera

"Pegadinha"

Um vídeo em que o influenciador Matheus Mazzafera pergunta para convidados de uma festa "qual seu pronome" viralizou, em especial por conta das respostas, que nada tinham a ver com gênero.

Foto: Reprodução/Instagram/@matmazzafera

Pronomes

Cada vez mais usados, pronomes são usados para se referir a alguém de acordo com o gênero com qual aquela pessoa se identifica: ele/dele e ela/dela, na norma culta.

Foto: iStock/Fokusiert

Pronomes neutros

Já pronomes neutros não são ainda reconhecidos pela norma culta, mas amplamente usados para se referir a pessoas não-binárias ou agênero. Nesses casos, os pronomes são elu/delu ou ile/dile.

Foto: iStock/LaylaBird

Não-binária

Juvi, uma pessoa não binária que produz conteúdos para redes sociais comentou na postagem de Mazzafera: "Para mim, esses vídeos, na maioria dos casos, a pessoa que está fazendo essa pergunta não está querendo informar ninguém. [...] E isso dá munição para quem? Para pessoas transfóbicas".

Foto: Reprodução/Instagram/@oijuvi

Linguagem neutra

Também chamada de linguagem inclusiva, a linguagem neutra tem como propósito eliminar barreiras que excluem as pessoas. Na língua portuguesa, por exemplo, a predominância é do masculino, algo que reforça o machismo da nossa sociedade.

Foto: iStock/PeopleImages

Como saber

A prática de perguntar o pronome preferido é importante, pois evita que as pessoas tenham seus gêneros desrespeitados.

Foto: iStock/Luzo Reis

Mais comum

A prática de perguntar ou dar uma escolha para os pronomes é cada vez mais comum. Redes sociais, por exemplo, contam com espaços próprios para que você coloque seus pronomes. Grandes empresas também já adotaram a inserção dos pronomes nas assinaturas de e-mail.

Foto: iStock/staticnak1983

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/Pollyana Ventura