Entenda por que autismo não é doença

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica; veja diferenças entre transtorno e doença

Foto: iStock

Autismo

O TEA não é uma doença e, sim, uma condição neurológica que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage e processa informações sensoriais. O autista é considerado uma pessoa com deficiência (PcD) com direitos assegurados por lei.

Foto: iStock

Transtorno

Ligado normalmente à saúde mental e, em alguns casos, relacionado ao cérebro, transtorno é uma condição neurológica, psicológica ou psiquiátrica que pode afetar o comportamento, as emoções, a interação social de uma pessoa e outros aspectos.

Foto: iStock

Transtorno

Existem muitos tipos de transtornos, como o de ansiedade, de déficit de atenção, hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista, conhecido pela sigla TEA. O tratamento do TEA pode incluir medicamentos e terapia, de acordo com as necessidades da pessoa.

Foto: iStock

Doença

Podendo ser causada por fatores externos, como bactérias e vírus, ou fatores internos, como uma predisposição genética, a doença é uma condição que afeta o funcionamento do corpo de forma negativa.

Foto: iStock

Doença

Câncer, diabetes, gripe e artrite são algumas doenças. No tratamento delas são incluídos medicamentos, cirurgias e outros procedimentos, dependendo da gravidade e tipo da doença.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock