"Era para estar aposentada": as faces do etarismo

Discriminação como a cometida por universitárias que debocharam de colega de classe com 40 anos ocorre diariamente

Foto: iStock

Universitárias

Um vídeo de três alunas da Unisagrado, de Bauru (SP), debochando de uma colega de 40 anos idade viralizou e virou alvo de críticas. "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada", dizia uma delas. A instituição postou uma nota de repúdio afirmando que "aprendemos a vida toda".

Foto: Reprodução

Homenagem

Patrícia Linares, a aluna de 44 anos hostilizada por frequentar a universidade, recebeu flores e chocolates dos colegas de turma como demonstração de apoio e solidariedade pelo episódio de etarismo.

Foto: Reprodução

Problema mundial

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um relatório de 2021, estima-se que uma em cada duas pessoas pratique alguma atitude relacionada ao etarismo no mundo.

Foto: iStock

Nas redes

"A única categoria social que une todo mundo é ser velho. Então por que esse estigma de algo que todo mundo vai chegar?", questiona a antropóloga Mirian Goldenberg, uma das principais representantes do movimento contra o etarismo nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Instagram

Duplo preconceito

Impor limite de idade para uma mulher fazer o que quer que seja envolve não só etarismo como também altas doses de machismo. Homens sofrem bem menos cobranças do que as mulheres.

Foto: Freepik

Claudia Raia

Entre as famosas vítimas de etarismo, Claudia Raia também foi alvo de comentários como "ainda não se aposentou?" e "tem idade de avó" ao anunciar a gravidez do recém-nascido Luca aos 55 anos de idade.

Foto: Reprodução/Instagram

Fátima Bernardes

Quando foi anunciada como apresentadora do "The Voice Brasil", a jornalista foi questionada se já não devia ter se aposentado. Fátima também costuma ser atacada por "ter passado da idade de usar certos looks" e por namorar um homem mais jovem.

Foto: Reprodução/Instagram

Xuxa

Prestes a completar 60 anos de idade, Xuxa sofreu ataques sobre ter envelhecido e indiretas sobre já ter passado a hora de se aposentar. Recentemente, ela comentou que as mulheres são as primeiras a fazer tais críticas. "Ao invés de darmos as mãos, a gente se empurra, porque a gente sempre foi empurrada", falou.

Foto: Reprodução/Instagram

Madonna

"Vivemos em um mundo que se recusa a celebrar a mulher que passa dos 45 anos e sente a necessidade de puni-la se ela continuar obstinada, trabalhadora e aventureira", disse a cantora após os comentários negativos sobre sua aparência no último Grammy.

Foto: Reprodução/Instagram

Na TV

Wilma, personagem de Renata Sorrah em "Vai na Fé", é uma ex-atriz de sucesso ressentida pela escassez de papéis após envelhecer. Ela critica o etarismo, mas reproduz o preconceito ao esnobar Sol (Sheron Menezzes) por seus 40 anos.

Foto: Divulgação

É crime?

Na legislação brasileira, o termo etarismo não está explícito nos dispositivos legais. Porém, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso coíbem a discriminação contra a população idosa (60 anos ou mais).

Foto: iStock

Terra NÓS

Confira também 10 frases que revelam machismo

Foto: Freepik