Expulsões no BBB23: o que mudou no reality
Quando o assunto é violência contra a mulher, o programa vem se reposicionando aos poucos – mas não sem errar
Foto: Reprodução: Tv Globo
Caso
Os participantes MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB23 após protagonizarem cenas de importunação sexual contra a participante mexicana, Dania Mendez.
Foto: Bons Fluidos
Mudanças
Telespectadores e internautas pediram posições firmes da emissora e as expulsões aconteceram, o que mostra mudança e evolução, nem sempre contínua, nas decisões da produção.
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB12
No BBB12, o participante Daniel Echaniz foi expulso do programa, após ter relações com Monique que, na ocasião, estava bêbada e dormindo. As imagens foram divulgadas na internet, o vídeo gerou polêmica imediata e foi retirado do site da emissora.
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB12
Na época, o impacto das redes sociais não interferia diretamente no programa e Daniel só foi eliminado dois dias depois do acontecido. A justificativa da emissora para eliminar o brother foi "grave comportamento inadequado".
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB17
No BBB17, Emilly Araújo foi vítima de violência física, pelo médico Marcos Harter.
Ele apertou os braços da sister, deixando marcas, enquanto discutiam dentro da casa.
Foto: Reprodução: Facebook
BBB17
A expulsão de Marcos foi anunciada pelo apresentador Tiago Leifert
e aconteceu após pressão do público. A eliminação do participante foi baseada nas regras do reality e também nas investigações da Polícia Civil do Rio, que abriu inquérito para apurar se houve lesão corporal.
Foto: Reprodução: Facebook
BBB20
Na edição de 2020, houve um retrocesso quando Pyong Lee foi acusado de assédio e não foi expulso. Em uma das festas do reality, o participante bebeu e tentou beijar Marcela Gowan. Ele também apalpou as nádegas de Flayslane enquanto dançava com ela.
Foto: Reprodução
BBB20
Pyong Lee foi eliminado do BBB 20 de forma casual, com 51,7% dos votos. A porcentagem foi atribuída as acusações de assédio.
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB23
Neste ano, Bruna Griphao e Gabriel tiveram um relacionamento que, por algumas atitudes, foi identificado como abusivo.
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB23
Após uma cena onde Gabriel disse que daria umas “cotoveladas na boca” de Bruna, a produção decidiu intervir e o apresentador Tadeu Schmidt falou sobre o caso. “Em uma relação afetiva, com certeza as coisas não podem ser ditas nem de brincadeira”.
Foto: Reprodução: tv Globo
BBB23
Após MC Guimê passar a mão nas nádegas de Dania sem seu consentimento e Cara de Sapato tentar beijar a participante a força, a emissora decidiu pela expulsão dos brothers.
Foto: Reprodução: Tv Globo
BBB23
Fora da casa, a decisão do reality foi considerada rápida, diferente dos outros episódios. Para os internautas, as expulsões foram corretas, no entanto, ainda há o que melhorar no quesito da condução que não foi aprovada por todos.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Super Lutas