Famosos 50+ que orgulham o Brasil
Eles são premiados, reconhecidos e amados dentro e fora do país
Foto: Reprodução/Instagram
Fernanda Montenegro
Nascida em 1929, a atriz é referenciada como a grande dama da dramaturgia do Brasil. Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 1999, pela atuação no filme “Central do Brasil” (1998).
Foto: Reprodução/Instagram
Drauzio Varella
Com 79 anos, o médico oncologista ficou conhecido por falar de forma simples sobre medicina num quadro do “Fantástico”, da TV Globo. Um de seus livros, "Estação Carandiru" (2000), sobre a experiência como médico voluntário na Casa de Detenção do Carandiru, recebeu o prêmio Jabuti e foi adaptado para o cinema, em 2003, pelo cineasta Hector Babenco.
Foto: Wikimedia Commons
Mauricio de Sousa
O cartunista e empresário de 87 anos é o criador da Turma da Mônica, sucesso do universo infantil que atravessa gerações. Em 2007, a personagem Mônica foi homenageada Embaixadora do UNICEF e Mauricio, como Escritor para Crianças. Ele é membro da Academia Paulista de Letras.
Foto: Reprodução/Instagram
Xuxa
Modelo nos anos 1970, a Rainha dos Baixinhos, hoje com 60 anos, construiu seu império de entretenimento apresentando programas infantis a partir de 1983, que chegaram à Argentina, Espanha e EUA. Entre reconhecimentos da carreira, foi convidada a entregar um Emmy em 1990 e considerada a Madonna latino-americana pela “New York Magazine”.
Foto: Reprodução/Instagram
Chico Buarque
Nascido em 1944, o cantor e compositor é considerado ícone da MPB, com importantes canções de protesto e prêmios, entre eles o Grammy Latino. Também enveredou pela literatura, com lançamento de livros, os quais receberam prêmios como Jabuti e Camões.
Foto: Fernanda Steffen/Wikimedia Commons
Ivete Sangalo
Ganhou os holofotes como vocalista da Banda Eva, quando conquistou a simpatia do público, Mas foi em 1999 que a cantora de 50 anos começou a carreira solo, que já lhe rendeu três Grammys latinos e 20 Prêmios Multishow de Música Brasileira. Atua ainda como apresentadora, cantora e atriz.
Foto: Reprodução/Instagram
Fernando Meirelles
O cineasta paulista de 67 anos foi projetado internacionalmente com o filme “Cidade de Deus”, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor. À frente da produtora O2 Filmes, também se destacou com o filme “Ensaio sobre a cegueira” (2008), do livro homônimo de José Saramago, aclamado pelo público no Festival de Cannes.
Foto: Manfred Werner/ Wikimedia Commons
Sonia Braga
Eterna Gabriela, personagem de Jorge Amado, a atriz Sonia Braga, 72 anos, atuou intensamente no Brasil nos anos 1970. Trilhou carreira internacional atuando ao lado de grandes nomes, como William Hurt em “O Beijo da Mulher Aranha”. Foi a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar.
Foto: Tiitanium/ Wikimedia Commons
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram