Filha de Tadeu Schmidit é queer: o que isso significa?
Entenda a sigla da qual faz parte Valentina, filha do apresentador do BBB24
Foto: Reprodução: Instagram/valentinaschmidt
Valentina Schmidt
A filha do apresentador do BBB, Tadeu Schmidt, celebrou dois anos de namoro recentemente e recebeu carinhos do pai na comemoração.
Foto: Reprodução
Orgulhosa
Valentina já falou publicamente sobre se entender como uma pessoa queer. Mas o que isso significa?
Foto: Reprodução: Instagram/valentinaschmidt
Queer
A escritora, professora e pesquisadora da USP, Helena Vieira, explica que o termo "queer" é usado por anglófonos há quase 400 anos.
Foto: Reprodução/Instagram/helena.vieiras/
Tradução
Sem tradução, o termo foi durante anos uma forma de se referir a pessoas “desviantes”. Aqui no Brasil, a socióloga e professora Berenice Bento traduziu o termo como “transviado”.
Foto: Reprodução/Facebook/profaberenicebento/
Resumindo
Ou seja, "queer" era um termo usado para se referir a todas as pessoas que não seguiam um modelo heterossexual e cisgênero.
Foto: iStock
Contemporâneo
Ao longo das décadas, o termo foi se "empoderando" e, nos anos 90, a filósofa Judith Butler cunhou o conceito "Teoria Queer", e propôs uma análise sobre essas pessoas que não seguiam os "padrões hétero e cis".
Foto: Wikimedia Commons
Identidades
Nesse processo de empoderamento, entendemos que queer é um termo "guarda-chuva", que abarca várias identidades, expressões de gênero e orientações afetivo-sexuais ditas "dissidentes".
Foto: Reprodução/X/@paulofloro
Como saber
A resposta está sempre na autoidentificação. No Brasil, especificamente, o termo é pouco usado e muito ligado a pessoas com que não desejam se definir como uma única coisa.
Foto: Reprodução: Instagram/valentinaschmidt
Redes sociais
Muitas vezes também as pessoas se identificam como queer nas redes sociais, seja de forma escrita, seja com o uso da bandeira queer, composta pelas faixas roxa, branca e verde.
Foto: Wikimedia Commons
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock