Greta Gerwig: quem é a diretora por trás do filme fenômeno "Barbie"

A diretora, roteirista e atriz dirigiu seu primeiro longa em 2017 e acumula prêmios e indicações ao Oscar

Foto: Reprodução/IMDB

Greta Gerwig

Greta Gerwig, de 39 anos, é roteirista, diretora e atriz. Natural de Sacramento, na Califórnia, ela tem dois filhos e se formou em Inglês e Filosofia. Ainda na adolescência, ela se apaixonou pela escrita e por atuar.

Foto: Reprodução/IMDB

Atriz

Greta começou a carreira como atriz fazendo uma participação no filme “LOL” (2006), de Joe Swanberg, mas o destaque veio ao interpretar Florence no filme “Greenberg”, lançado em 2010.

Foto: Reprodução/IMDB

Greenberg

Dirigido por Noah Baumbach, com quem tem um relacionamento desde 2011, “Greenberg” rendeu à Greta o prêmio de Melhor Atriz no Athena Film Festival. Ela também foi indicada ao Independent Spirit Award na mesma categoria.

Foto: Reprodução/IMDB

Mumblecore

Em sua época de atriz, Greta entrou para o movimento de cinema alternativo, o Mumblecore, que tem filmes de baixo orçamento, com foco no diálogo dos personagens e relações pessoais e atuações naturais.

Foto: Reprodução/IMDB

Lady Bird

Greta estreou como diretora no filme “Lady Bird” (2017). Ela também foi roteirista do longa. Nele, a personagem Christine, que prefere ser chamada de Lady Bird, quer fazer faculdade longe da sua cidade natal, mas sua mãe não aceita a ideia.

Foto: Reprodução/IMDB

Oscar

A diretora se inspirou em sua vida para produzir “Lady Bird” e escalou para o filme a filha da sua professora de teatro. Ele foi indicado em cinco categorias do Oscar, uma delas a de Melhor Direção tornando Greta a quinta mulher a ser indicada nesta categoria.

Foto: Reprodução/IMDB

Adoráveis Mulheres

Outro grande sucesso da diretora é “Adoráveis Mulheres” (2019), que rendeu seis indicações ao Oscar, entre elas Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. O filme conta a história de quatro irmãs durante um período de guerra nos Estados Unidos.

Foto: Reprodução/IMDB

Barbie

Para completar, o filme mais aguardado que dirigiu, “Barbie”, estreou nesta quinta-feira, 20, nos cinemas. Segundo Greta, ela se inspirou um pouco no livro “O Resgate de Ofélia”, que fala sobre o feminismo se expandir para contemplar também adolescentes.

Foto: Reprodução/IMDB

Trabalhos

Greta já foi confirmada em algumas produções que sairão nos próximos anos, como o live-action de “A Branca de Neve”, da Disney, no qual será co-roteirista. Ela também estará na direção de dois filmes de “As Crônicas de Nárnia”, da Netflix.

Foto: Reprodução/IMDB

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/IMDB