Cidadão de bem
Na segunda temporada de "Bom Dia, Verônica" (Netflix), Matias Carneiro (Reynaldo Gianecchini) é um líder espiritual poderoso que estupra as mulheres em nome da "cura".
Foto: Divulgação/Netflix
João de Deus
Alçado à fama como o médium mais famoso do Brasil - consultado, inclusive, por famosos e políticos -, João de Deus foi condenado a mais de 60 anos de prisão por abuso sexual de centenas de mulheres. Ele cumpre prisão domiciliar.
Foto: Reprodução
André Lanzoni
Formado em Matemática e Física, se apresentava como terapeuta holístico e "pai espiritual" em Campinas (SP). Em março, foi preso sob suspeita de uma série de violações sexuais cometidas mediante fraude.
Foto: Reprodução
Paulo Paumgartten
As vítimas escreviam juramentos de devoção chamando-o de "meu único dono" e "meu senhor". "Pai Paulo" foi preso em março deste ano em Belém, no Pará, após denúncias de abusos mediante promessas de cura.
Foto: Reprodução
Prem Baba
Janderson Fernandes de Oliveira, o Prem Baba, foi acusado de abuso sexual em agosto de 2018. Ele mantinha uma comunidade esotérica alternativa no interior de São Paulo e um pequeno centro na Índia. Após o escândalo, pediu perdão e saiu de cena. O processo foi arquivado.
Foto: Reprodução
Songyal Rinpoche
Segundo líder tibetano mais conhecido do mundo, depois do Dalai Lama, enriqueceu e tinha uma vida de luxo na França até ser desmascarado e acusado de violência física e sexual por diversos seguidores.
Foto: Reprodução
Osho
O seriado documental "Wild Wild Country", da Netflix, revela a trajetória permeada por luxo, fanatismo, abusos e disputa de poder do guru indiano Rajneesh, também conhecido por Bhagwan e mais tarde, por Osho.
Foto: Reprodução
Sai Baba
Um dos mais famosos gurus indianos da História, Sri Sathya Sai Baba, morreu em 2011 sem que as acusações de abuso de meninos e adolescentes e a explicação de acúmulo de fortuna ilícito fossem adiante.
Foto: Reprodução
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Netflix