Homem trans e pessoas transmasculinas: entenda a diferença
Identidades são autodeclaratórias
Foto: iStock/Drs Producoes
Construção social
Para a maioria dos estudiosos, o gênero é uma construção social. Dentro de um contexto de sociedade, esse gênero é atribuído no nascimento a partir do órgão genital.
Foto: iStock/Anchiy
Identidade de gênero
Ao longo da vida, muitas pessoas vão se reconhecendo com um gênero distinto do que foi atribuído no nascimento, como, por exemplo, pessoas com vagina que se entendem e se reconhecem homens - e são.
Foto: iStock/CarlosDavid.org
Termos
Há algumas décadas, o termo mais amplamente utilizado para esses casos era homem trans. Muitos ainda o utilizam e se reconhecem como tal.
Foto: iStock/Media Lens King
Encontro
Em 2016, no primeiro Encontro Nacional de Homens Trans (ENAT), pessoas não binárias passaram a reivindicar a nomenclatura "transmasculino" por ser mais inclusiva.
Foto: iStock/wagnerokasaki
Transmasculino
Organizações como o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) entendem o termo "transmasculino" como mais apropriado já que é um 'guarda-chuva' para todas as identidade trans e não binárias de identificação com as masculinidades.
Foto: iStock/SB Arts Media
Contexto
A ideia é ressignificar o conceito de homem e masculino, muitas vezes tóxico e violento, em especial pela estrutura patriarcal da sociedade.
Foto: iStock/FG Trade
Distinção
Em geral, homens trans contam com pronomes masculinos definidos, assim como marcadores de masculinidade. Já pessoas transmasculinas buscam expressões menos binárias.
Foto: iStock/AaronAmat
TERRA NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock/jacoblund