Conceito
Na definição de Djamila, presente no livro de mesmo nome, "lugar de fala" remete à realidade social, financeira e pessoal da pessoa ao tomar e expressar posição sobre um assunto.
Foto: Reprodução
Objetivo
Observar o lugar de fala pode ajudar a ter mais pluralidade nos debates, evitando, por exemplo, que só legisladores que são homens brancos e de uma determinada classe social deliberem sobre aborto.
Foto: Reprodução
Origem
Em entrevista para o Canal Curta!, Djamila afirmou que o conceito tem origem imprecisa.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Poder
"Quando a gente fala sobre lugar de fala, a gente fala sobre lugar social. De localização de poder, dentro da estrutura e não a partir de vivências pessoais", disse a escritora para o o Canal Curta!
Foto: Reprodução: Facebook
Localização Social
Para a autora, "todas as pessoas possuem lugar de fala, pois estamos falando de localização social. Mas é como se fala a partir do seu lugar social sobre outras questões".
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Experiências Individuais
"Lugar de fala não tem nada haver com não poder falar sobre um assunto ou com vivência e experiências individuais", disse Djamila em entrevista para o Canal Carta Capital.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Diferença
Em entrevista ao Saia Justa, do GNT, a escritora afirmou que lugar de fala é diferente de representatividade. "Você não precisa ser negro para lutar contra o racismo. Você pode e deve se responsabilizar contra o racismo, mas você fala de outro lugar".
Foto: Reprodução
Exemplo
"Uma travesti negra pode não se sentir representada por um homem branco cis (ou seja, aquele que se identifica com o gênero de nascença), mas esse homem branco cis pode teorizar sobre a realidade das pessoas trans e travestis a partir do lugar que ele ocupa", escreveu Djamila em seu livro.
Foto: Reprodução
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Redes Sociais