Não parece, mas é homofobia: frases e situações para não repetir
Será que quem diz “não sou homofóbico, até tenho amigos que são gays” não é mesmo preconceituoso?
Foto: iStock: MesquitaFMS
“Não sou homofóbico, até tenho amigos que são gays”
Quando dizem essa frase, a pessoa sugere que a presença de amigos gays isenta alguém de comportamentos ou ideias homofóbicas, ignorando a necessidade de reflexão sobre preconceitos internalizados.
Foto: iStock: AaronAmat
Quando não deixam você levar alguém para a festa da família
Essa situação evidencia a exclusão de relacionamentos LGBTQIA+ e a homofobia dentro do contexto familiar, com insinuações de que poderia haver um desconforto com a presença da pessoa ou com demonstrações de afeto.
Foto: iStock: Pollyana Ventura
Quando dizem que respeitam, mas…
Nessas situações, o “mas” é sempre seguido de comentários depreciativos e atitudes que mostram que a pessoa não concorda e muito menos respeita a orientação sexual do outro.
Foto: iStock: Seemanta Dutta
“Não acho legal adotar crianças, elas precisam de pais normais”
A frase revela o preconceito ao desconsiderar a capacidade de famílias LGBTQIA+ fornecerem um ambiente amoroso e estável com base na orientação sexual, negando a diversidade de modelos de famílias saudáveis.
Foto: iStock: rparobe
Quando ignoram a sua vontade de ter uma família
Isso mostra que, por ser LGBTQIA+, as pessoas descartam a possibilidade de você construir uma família, ou quando não reconhecem a existência das famílias já formadas, perpetuando preconceitos em relação às experiências familiares não heteronormativas.
Foto: iStock: Juanmonino
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock: Michele Pevide