"Linda(o), não parece ser trans"
A frase não é um elogio e sugere que ser trans é algo negativo ou indesejado, o que não é verdade. Ela desvaloriza a identidade trans.
Foto: iStock
"Você é homem ou mulher?"
Perguntar se uma pessoa trans é "homem" ou "mulher" implica que sua identidade de gênero não é legítima. Mulheres trans são mulheres e homens trans são homens.
Foto: iStock
"Você é operada?"
A decisão de realizar a cirurgia de redesignação sexual é uma questão pessoal e não fazê-la não invalida a identidade de gênero da pessoa. Perguntar sobre isso é uma invasão de privacidade.
Foto: iStock
"Você é o(a) primeiro(a) trans com quem eu fico"
Além de enfatizar a identidade de gênero da pessoa, a reduzindo como algo "exótico", a frase objetifica pessoas trans.
Foto: iStock
"Qual o seu nome verdadeiro?"
O nome pelo qual a pessoa trans escolhe ser chamada é seu nome verdadeiro. Perguntas desse tipo tentam descredibilizar a pessoa trans, associando-a ao seu passado.
Foto: iStock
"Você deve estar confuso(a)"
A afirmação de que uma pessoa trans está "confusa" nega as experiências e sentimentos dessa pessoa além de reforçar estereótipos prejudiciais.
Foto: iStock
"Você é muito corajosa(o) por ser trans"
A frase implica que ser trans é algo anormal e uma escolha, quando, na verdade, a identidade de gênero é uma parte intrínseca da pessoa. Ela minimiza as lutas reais de pessoas trans.
Foto: iStock
"O que você tem entre as pernas?"
Perguntar sobre a genitália de uma pessoa trans é ofensivo e sugere que sua identidade de gênero é determinada por sua anatomia. A pergunta pode causar constrangimento e é um assunto íntimo.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock