Novinha, feminazi, coroa: rótulos que ninguém deveria usar com mulheres

Os termos são etaristas e machistas

Foto: Freepik

Balzaquiana

O termo vem do sobrenome do francês Honoré de Balzac, autor de "A mulher de trinta anos". Embora o romance seja uma homenagem ao amadurecimento feminino, a expressão ganhou tons pejorativos para se referir às mulheres mais velhas.

Foto: Freepik

Coroa

Embora seja aplicável também para homens, movimentos misóginos como o red pill têm adotado a gíria "coroa" para satirizar o envelhecimento feminino e desqualificar as mulheres conforme sua faixa etária.

Foto: iStock

Tiazona

Em geral, é um termo etarista e preconceituoso adotado para criticar atitudes de mulheres maduras que, segundo padrões patriarcais e ultrapassados, não condizem com o que "se espera" delas.

Foto: Freepik

Novinha

Bordão que promove a hiperssexualização dos corpos de meninas e adolescentes e que usa o mito do amadurecimento precoce feminino, em comparação ao masculino, para justificar atitudes abusivas e fomentar a cultura do estupro e da pedofilia.

Foto: iStock/HbrH

Feminazi

A junção das palavras feminista e nazista costuma servir de xingamento para atacar as feministas e minimizar a luta pela igualdade de gênero.

Foto: Freepik

Morena da cor do pecado

Racista e machista, remete à condição de escravizadas das mulheres negras - objeto de desejo dos senhores e feitores - durante a época do Brasil Colônia. Deve ser banida do vocabulário por hipersexualizar corpos negros.

Foto: iStock

Solteirona

Expressão antiquada usada para definir as solteiras e deixar nas entrelinhas que o valor de uma mulher é intrínseco ao seu estado civil (ou ao fato de ter um namorado), como se ter um homem ao lado validasse a mulher no mundo.

Foto: Freepik

Marmita

Modo machista de se referir à mulher que fica com quem bem entende comparando-a à comida, à uma quentinha ou a um delivery, como se ela "passasse de mão em mão" e não tivesse direito à mesma liberdade sexual que os homens.

Foto: Freepik

Panela velha

"É que faz comida boa", dizem os versos de uma famosa canção de Sérgio Reis que dificilmente emplacaria em 2023 ao deixar subentendido que a mulher madura vale a pena porque é mais experiente na cama.

Foto: Freepik

Enxuta

"Ela ainda está enxuta/é enxutona" é o tipo de frase que se usa com o intuito de elogiar mulheres maduras, mas que não passa de uma opinião etarista e que limita o valor à idade e insinua que a juventude é um atributo que todas precisam preservar a qualquer custo.

Foto: Freepik

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Freepik