Números da violência contra mulheres como você nunca viu

Dados publicados por organizações escancaram escalada de misoginia

Foto: iStock

Estupro

Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima 822 mil estupros no Brasil por ano. Essa violência afeta especialmente as mulheres. A estatística, então, mostra que 93 mulheres são estupradas no país a cada hora.

Foto: iStock

Crianças

A pesquisa do IPEA levou em consideração também dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que afirma que a maior quantidade de vítimas de estupro são crianças, com o pico de idade aos 13 anos.

Foto: iStock

Assédio

Já o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 30 milhões de mulheres sofreram assédio em 2022. Isso equivale a um caso por segundo.

Foto: iStock

Estádio de futebol

A pesquisa traz ainda o número de mulheres que sofreram algum tipo de violência ou agressão: 18,6 milhões em um ano. Isso equivale a 51 mil casos por dia, ou seja, praticamente a lotação da Neo Química Arena, o estádio do Corinthians.

Foto: WikiCommons

No trabalho

Em 2022, ainda segundo a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 11,9 milhões de mulheres foram alvos de assédio no ambiente de trabalho, ou seja, mais de 1.300 casos por hora.

Foto: iStock

Mulheres negras

A pesquisa aponta que 65,6% das mulheres que sofreram algum tipo de violência ou agressão são negras. Ou seja, de um grupo de 10 mulheres agredidas, mais de 6 são negras.

Foto: iStock

Em casa

Em 31,3% das agressões contra mulheres, os agressores são atuais ou ex-parceiros. Ou seja, de cada 10 mulheres, mais de 3 sofrem agressões após o término do relacionamento. Além disso, o relatório revela que 53,8% dos crimes acontecem em casa.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock