Criadora
A palavra aporofobia tem origem grega: "á-poros" significa pobres e "fobos" quer dizer medo.
Quem cunhou a expressão foi a filósofa espanhola Adela Cortina, nos anos 1990.
Foto: Reprodução/BBC
Aversão à pobreza
Segundo Adela, há casos em que o ódio a imigrantes ou refugiados não decorre da condição de estrangeiros, mas, sim, da situação de miséria em que essas pessoas se encontram.
Foto: iStock
Combatente
Vencedor do MTW Miaw na categoria “Transforma Direitos Humanos”, o Padre Júlio Lancellotti foi ovacionado ao gritar "Aporofobia, não!" ao subir ao palco para receber o troféu.
Foto: Reprodução/Instagram
Arquitetura hostil
Entre os exemplos apontados por Lancellotti nas redes sociais estão espaços como igrejas, praças e agências bancárias "defendidos" por grades, lanças e muros para evitar o acesso da população de rua que costuma se recolher nesses lugares.
Foto: Reprodução/Instagram
Marretadas
Em fevereiro de 2021, o padre Júlio Lancelotti quebrou a marretadas pedras instaladas sob viadutos da capital paulista como forma de retirar população de rua do local.
Foto: Reprodução/Twitter
Esmolas
Campanhas contra esmolas também servem para ilustrar o medo e o desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente.
Foto: Reprodução/Instagram
Humor discutível
Caco Antibes, personagem vivido por Miguel Falabella no sitcom "Sai de Baixo", soltava frases preconceituosas disfarçadas de piadas que dificilmente seriam toleradas hoje.
Foto: Reprodução/TV Globo
Preconceito
Em 2020 o Ministro da Economia Paulo Guedes comentou sobre o período em que o dólar estava baixo em um evento privado: "Empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada", disse, reforçando o incômodo da elite com a ascensão das classes menos favorecidas.
Foto: Estadão Conteúdo
Projeto de Lei
A Câmara dos Deputados aprovou em novembro de 2021 o PL Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a implantação de técnicas e construções que usem equipamentos para afastar ou restringir o uso de espaços públicos, principalmente por pessoas em situação de rua. O texto ainda precisa ser votado.
Foto: Estadão Conteúdo
Terra Nós
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStock