Apropriação cultural
A apropriação cultural ocorre quando pessoas adotam elementos de uma cultura da qual não fazem parte sem compreender plenamente a história e o significado original desses elementos.
Foto: iStock
Conceito
Mas é importante lembrar que a apropriação cultural não tem um conceito único estabelecido. É possível encontrar teorias diversas sobre esse tema que focam em mais de um grupo cultural. Esses grupos podem ser indígena, racial, feminino e outros.
Foto: iStock
Rodney William
O conceito mais conhecido é o de Rodney William, autor do livro “Apropriação Cultural”, que a define como “um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significados suas produções, costumes, tradições e demais elementos”.
Foto: iStock
Rodney William
O escritor explica que a apropriação cultural é uma estratégia de dominação, segundo ele, que procura promover um apagamento de grupos inferiorizados "esvaziando de significados todas as suas produções, como forma de promover seu genocídio simbólico".
Foto: iStock
Exemplo
Um exemplo comum de apropriação cultural é quando elementos da cultura indígena são adotados e comercializados sem a devida consideração pelas tradições e significados sagrados associados a eles.
Foto: iStock
Exemplo
Isso pode incluir o uso de símbolos indígenas em roupas e acessórios, por exemplo, ou ainda se “fantasiar” de indígena.
Foto: iStock
Outros exemplos
O uso de turbantes, dreadlocks, tatuagens e outros símbolos também pode ser considerado apropriação cultural quando feito sem a compreensão do seu significado para grupos culturais historicamente ligados a esses símbolos.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock