O que é bifobia?

Preconceito contra pessoas bissexuais é comum e pode incentivar violência sexual

Foto: Divulgação/BBC America / Pipoca Moderna

Definição

"A bifobia é o medo, ódio ou aversão irracional em relação a pessoas bissexuais", afirma a ONU (Organização das Nações Unidas), em sua campanha Livres e Iguais.

Foto: Divulgação NBC

Clichês

"Estereótipos negativos sobre pessoas bissexuais incluem mitos de que estariam 'querendo chamar atenção' ou 'apenas experimentando' e de que seriam 'imorais' ou 'instáveis'", aponta ainda ONU.

Foto: Divulgação Netflix

Violência

De acordo com estudo realizado na União Europeia com a ILGA Europe (European Region of the International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association), 1 a cada 4 pessoas bissexuais relatou ter sido atacada ou ameaçada com violência nos últimos cinco anos.

Foto: Divulgação Netflix

Dados sobre elas

Mulheres bissexuais são mais vulneráveis a violência sexual e estupro. Nos Estados Unidos, quase 1 a cada 2 mulheres bissexuais relatou já ter sofrido estupro, o que é 3 vezes mais do que a média para mulheres lésbicas e heterossexuais. Os dados são do Instituto Gallup.

Foto: Divulgação Netflix

Dados sobre eles

A pesquisa mostra ainda que homens bissexuais também têm maior risco de sofrerem violência sexual. Metade dos entrevistados, nos EUA, sofreu violência sexual ao longo da vida, o que é duas vezes mais do que a média entre homens heterossexuais.

Foto: Divulgação Netflix

Saúde

A ONU aponta ainda que "Pessoas bissexuais enfrentam discriminação no âmbito da saúde, incluindo negativa de acesso a serviços. (...) Como resultado, pessoas bissexuais enfrentam índices mais elevados de depressão, ansiedade, automutilação e ideação suicida do que os seus pares heterossexuais, gays e lésbicas".

Foto: ePipoca

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Freepik