O que é capacitismo?
Entenda o conceito do termo mencionado no terno do influenciador Ivan Baron na posse de Lula
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Ivan Baron
O ativista participou da posse de Lula e usou um terno com o termo "anticapacistismo". No dia, houve um pico de pesquisa no Google sobre a palavra.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Visibilidade
O influencer afirmou que o pico de pesquisa se deve ao espaço de visibilidade dado à causa. "Teve, sim, uma pessoa com paralisia cerebral subindo a rampa do Planalto", disse.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Ativista
Nas suas redes sociais, Ivan se denomina como o Influenciador da Inclusão e apresenta diversos conteúdos sobre o capacitismo e a luta anticapacitista.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Definição
O capacitismo é a suposição do que pessoas com deficiência são ou não capazes de fazer, além do ato de reduzir uma pessoa às suas capacidades. O anticapacitismo é a luta contra essa forma de preconceito.
Foto: istock
Termo
A palavra vem do termo em inglês ‘ableism’ e hoje é usada para denominar a discriminação em geral contra as pessoas com deficiência.
Foto: Reprodução Instagram
Expressões comuns
Várias expressões são capacitistas e muitas vezes nem percebemos: “Dar uma de João sem braço”, “você é retardado?”; “você está cego/surdo/mudo?”, entre outras.
Foto: istock
Crime
Conforme o Art. 88, praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência tem pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.
Foto: Istock
Como denunciar
A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia ou pelo Disque 100.
Foto: divulgação - governo do estado do espírito santo
Outras atitudes
Também é capacitista achar que toda pessoa com deficiência é um "exemplo de superação", porque nem sempre conviver com a deficiência é uma provação.
Foto: istock
Tá na lei
A Lei Brasileira de Inclusão, que completa 7 anos hoje, estabelece que "toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades (...) e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
Foto: istock
Terra Nós
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Istock