Carga mental
Carga mental se refere ao peso psicológico e emocional que uma pessoa experimenta ao lidar com responsabilidades, tarefas e expectativas em sua vida cotidiana.
Foto: iStock
Carga mental
Isso pode incluir preocupações com trabalho, finanças, relacionamentos, cuidados com a casa e família, entre outros aspectos da vida.
Foto: iStock
Como afeta as mulheres?
Pode afetar todas as pessoas, mas pesquisas mostram que as mulheres tendem a ser mais afetadas porque elas são responsáveis por muitas tarefas, como cuidar da família, rotinas domésticas e ainda precisam trabalhar.
Foto: iStock
Exemplo
Para ficar mais claro, imagine que um pai reveze com a mãe e cada um leva o filho ao médico uma vez por mês. O problema começa quando quem precisa marcar a consulta, separar os documentos e saber o que falar para o médico é apenas uma dessas pessoas, mais comumente a mãe.
Foto: iStock
Exemplo
Esse descompasso de afazeres pode acontecer em muitas outras atividades. Como a responsabilidade de cozinhar para a família. Será que preparar os alimentos, fazer compras, arrumar a dispensa, pensar no cardápio semanal e outras atividades envolvidas no processo são feitas igualmente pelo homem e pela mulher?
Foto: iStock
Mercado de trabalho
Além disso, as mulheres também enfrentam desafios no mercado de trabalho, o que pode limitar suas oportunidades de emprego e promoções, levando a uma carga mental adicional, pois elas precisam trabalhar mais para alcançar o sucesso profissional.
Foto: iStock
Falta de apoio
A falta de apoio familiar, falta de serviços de creche acessíveis e a ausência de licença-maternidade remunerada também contribuem para a carga mental das mulheres, dificultando o equilíbrio entre o trabalho e o cuidado da família.
Foto: iStock
Múltiplas tarefas
O resultado disso é uma carga mental excessiva que pode levar a estresse, ansiedade e esgotamento emocional, além de impactar negativamente a saúde mental e física a longo prazo.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock