O que é demigênero?

Termo é uma identidade de gênero que se enquadra no espectro não-binário

Foto: iStock / MesquitaFMS

Dois gêneros

Estamos culturalmente acostumados com dois gêneros: feminino e masculino. Espera-se que toda pessoa se identifique 100% com os códigos de apenas um deles. Mas não é assim que pessoas demigênero se sentem.

Foto: iStock/rparobe

Demigênero

Demigênero é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binário. Pessoas demigênero não se identificam totalmente com um gênero específico. Elas sentem uma conexão parcial ou uma relação específica com um determinado gênero.

Foto: iStock / Riska

Metade

A palavra “demi” significa “metade” ou “meio” apontando a parcialidade dessa identidade de gênero. É preciso lembrar que a conexão não será completamente pela metade, uma vez que cada pessoa se conecta de forma diferente.

Foto: iStock / MesquitaFMS

Demigeneridade

Atualmente, existem várias combinações dentro da demigeneridade e cada pessoa pode se identificar de maneira única, mas quatro identidades são as principais.

Foto: iStock / jacoblund

Demigarota

Demigarotas são pessoas demigênero que se identificam, parcialmente, com o gênero feminino, mas não se encaixam completamente nas expectativas tradicionais desse gênero.

Foto: iStock / Giuseppe Lombardo

Demigaroto

Pessoas demigênero que se identificam como demigarotos sentem uma conexão parcial ao gênero masculino, sem se enquadrar completamente no espectro masculino.

Foto: iStock / Studio CJ

Demiagênero

Já as pessoas que se identificam como demiagênero são aquelas que se conectam, parcialmente, à ausência de gênero.

Foto: iStock / JuFagundes

Demifluido

Por fim, as pessoas demifluidas se identificam com um gênero fixo, de forma parcial, e a outra parte apresenta uma fluidez entre vários gêneros.

Foto: iStock / artiemedvedev

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock / zeynep boguclu