Macumba
Macumba é uma expressão popular no Brasil para se referir às práticas religiosas afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda.
Foto: iStock/Thales Antonio
Instrumento de percussão
Originalmente, tem outro significado: é um instrumento de percussão de origem africana semelhante ao reco-reco. Quem o tocava, nos cultos religiosos, se considerava “macumbeiro”. Também é o nome de uma árvore africana.
Foto: Reprodução: Wikipédia
Origem da palavra
A palavra macumba tem origem incerta. De acordo com alguns especialistas, a palavra pode ter origem no quimbundo, língua africana falada, principalmente, no noroeste de Angola (ma'kumba).
Foto: iStock/Brastock Images
Uso do termo
O termo sempre foi usado entre os praticantes de religiões de matriz africana e, até hoje, é usado por alguns praticantes como uma forma de ressignificação.
Foto: iStock/Joa_Souza
Pejorativo
No entanto, ele passou a ser usado de forma pejorativa para se referir às práticas religiosas durante a década de 1920, quando grupos cristãos propagaram discursos negativos sobre a macumba.
Foto: iStock/EriCatarina
Prática profana
Naquela época, a prática da macumba foi considerada profana às leis de Deus por grupos cristãos. Atualmente, o termo é ofensivo para muitas pessoas de religiões de matriz africana por causa da conotação negativa que atribuem à ela.
Foto: iStock/Caroline Silva
Racismo religioso
Dependendo do seu contexto, o termo "macumba", usado de forma pejorativa, pode ser enquadrado como racismo religioso.
Foto: iStock/Joa_Souza
Crime
A Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo, também pune racismo religioso. Em janeiro deste ano, foi sancionada a lei que equipara injúria racial ao crime de racismo. A pena é de 2 a 5 anos de prisão.
Foto: iStock/Joa_Souza
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/Gabriel Boieras