Termo
A expressão é usada para representar alguém branco que acredita poder “salvar” pessoas não-brancas de uma situação de pobreza ou vulnerabilidade.
Foto: iStock
Ato heróico
O salvador branco costuma se colocar no meio da história como um herói. Normalmente, ele tem uma posição econômica mais privilegiada.
Foto: iStock
Origem
O conceito do "salvador branco" (white savior, em inglês) teve origem no poema "O Fardo do Homem Branco", do autor britânico Rudyard Kipling.
Foto: Reprodução
"Selvagens"
No poema, o autor justificava o imperialismo como uma necessidade para levar a “civilização” aos lugares mais “atrasados”. As línguas europeias, o cristianismo e até mesmo noções de higiene deveriam ser levadas aos “selvagens”.
Foto: iStock
Negros e indígenas
O “salvador branco” acredita que pessoas negras e indígenas são incapazes de progredir sem essa generosidade da branquitude.
Foto: Reprodução
Mídia
A mídia tem grande responsabilidade em reforçar uma representação de que as pessoas brancas são empáticas, boas, generosas e corajosas, reduzindo e/ou distorcendo o protagonismo negro.
Foto: iStock
No cinema
Em filmes, o salvador branco é frequentemente um homem que resgata pessoas negras do sofrimento, da fome e da pobreza. Essa representação está presente em "Indiana Jones e o Templo da Perdição", por exemplo.
Foto: Reprodução
No cinema
Outro exemplo é a cena do filme “Estrelas Além do Tempo” quando Al Harrison (personagem de Kevin Costner) heroicamente derruba as placas de sinalização que dividia pessoas negras e brancas nos banheiros femininos da NASA.
Foto: Reprodução
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock