Conceito
O termo vem do grego "patriarkhēs" e significa “pai de uma raça” ou “chefe de uma raça, patriarca”. Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm privilégios, autoridade e controle sobre as mulheres.
Foto: iStocl/PeopleImages
Figura
A figura mais representativa do patriarcado é de um homem cisgênero, branco e heterossexual, que é dotado de um sentimento de superioridade.
Foto: iStock/FG Trade
Sociedade
A desigualdade de gênero é reflexo de uma sociedade patriarcal, onde o homem pode exercer papéis de poder, enquanto as mulheres são submissas.
Foto: iStock/Prostock-Studio
Família
Essa desigualdade também tem raízes na estrutura familiar. Durante muitos anos, especialmente no período da colonização, a sociedade foi sendo construída a partir de um modelo onde os homens eram os provedores do lar, enquanto as mulheres ficavam em casa cuidando dos afazeres domésticos.
Foto: iStock/SIphotography
Na prática
Nesse espaço podemos observar as relações de poder em diversas formas. Além da falta de voz das mulheres em decisões importantes do núcleo familiar, elas também podem ser vítimas de violência.
Foto: istock/Tero Vesalainen
Na prática
É possível enxergar a influência do patriarcado também no mercado de trabalho. Aos homens são oferecidos os melhores cargos, salários e oportunidades.
Foto: iStock/pixelfit
Controle
O patriarcado também busca controlar os corpos das mulheres. Um exemplo disto é a legalização do aborto, onde o direito reprodutivo das mulheres é minimizado e silenciado.
Foto: iStock/Daniel de la Hoz
Combate
É contra isso que o movimento feminista também luta, sendo a favor da igualdade entre os gêneros e um equilíbrio de oportunidades maior entre homens e mulheres.
Foto: iStock/Ivan Pantic
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/jacoblund