O que é ser afro-indígena? Saiba a origem do termo
As atrizes Mell Muzzillo e Isis Broken se identificam como afro-indígenas
Foto: Reprodução/Instagram/mellmuzzillo
Afro-indígena
O termo afro-indígena se refere a pessoas que têm ancestrais tanto africanos quanto indígenas. Uma pessoa afro-indígena se reconhece como parte de ambas as culturas e identidades.
Foto: iStock/Brastock Images
Autodeclaração
A autodeclaração é complexa, indo além das características. Cabe à pessoa se reconhecer ou não, com base em sua história familiar, ancestralidade e demais vivências com as culturas. Vale dizer que esse tipo de identificação étnica e racial é essencial para a construção de políticas públicas e de inclusão.
Foto: iStock/paulprescott72
Origem do termo
O termo afro-indígena tem sido utilizado por estudiosos, ativistas e comunidades para expressar a diversidade e a riqueza da identidade afro-indígena, segundo o artigo "A categoria 'afro-indígena' na Amazônia paraense".
Foto: iStock/FG Trade
Afro-indígenas
No contexto das Américas, a origem dos afro-indígenas é resultado do encontro entre povos africanos no Brasil e as populações indígenas nativas da região desde o período colonial.
Foto: iStock/FG Trade
Miscigenação
Essa miscigenação foi intensificada em algumas regiões, como a Amazônia, onde os contatos entre os grupos eram mais frequentes, de acordo com uma matéria da Amazônia Real.
Foto: iStock/FG Trade
Apagamento
Por outro lado, para alguns ativistas e pesquisadores, a identidade afro-indígena apaga a identidade e a cultura indígena, ao tentar torná-la uma identidade racial genérica.
Foto: iStock/FG Trade
Famosos afro-indígenas
A atriz Mell Muzzillo, intérprete de Ritinha na novela "Renascer", se identifica como afro-indígena, assim como a atriz trans Isis Broken, da trama "No Rancho Fundo".
Foto: Reprodução/Instagram/mellmuzzillo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Instagram/isisbroken