O que é TEA: Letícia Sabatella expõe diagnóstico de autismo aos 52 anos
Atriz tem recebido ajuda de profissionais; entenda o transtorno do espectro autista
Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella
Letícia Sabatella
No dia 5 de setembro, a atriz de 52 anos revelou que recebeu o diagnóstico de autismo recentemente. Letícia tem recebido a ajuda de profissionais para lidar com a condição.
Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella
Letícia Sabatella
“Descobri com investigação de uma psiquiatra e neurologista que eu estou dentro do transtorno do espectro autista, em um grau leve”, disse ao podcast “Papagaio Falante”.
Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, é um transtorno de desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e interação social de uma pessoa, além de alterações sensoriais.
Foto: iStock/wagnerokasaki
Níveis de suporte
O TEA é classificado em três níveis. O nível 1 tem a linguagem pouco prejudicada e dificuldade de interação social reduzida; no nível 2, a dificuldade na linguagem é maior; no nível 3, muitos apresentam um déficit grave em comunicação.
Foto: iStock
Características
As características do autismo em adultos variam de acordo com a pessoa, podendo apresentar falta de autonomia, dificuldade para sair de casa e, também, problemas na interação social.
Foto: iStock/Tatsiana Hancharova
Tratamento
O autismo é um transtorno e não tem cura, mas com tratamento e apoio adequados, a pessoa autista pode alcançar um nível de autonomia maior. Acompanhamento psicológico, fonoaudiologia e medicamentos são alguns dos tratamentos possíveis.
Foto: iStock/FG Trade
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Instagram/leticia_sabatella