O que é Tranca-Rua, Pombagira e outros termos usados na umbanda e candomblé

Representando sabedoria, evolução e outros significados, alguns termos estiveram envolvidos em polêmicas e homenagens

Foto: iStock: Joa_Souza

Tranca-Rua

Na umbanda, quimbanda e outras religiões de matriz africana, Tranca Rua é uma entidade pertencente a um grupo de exus. Ele é reconhecido por sua função de purificar os caminhos espirituais do mundo. Em um show da cantora Ludmilla, o termo causou polêmica, atraindo acusações de intolerância religiosa.

Foto: iStock: Joa_Souza

Pombagira

Na tradição da umbanda, Pombagira é uma entidade espiritual personificada como uma mulher, considerada a mensageira dos orixás. Maria Padilha, homenageada recentemente pela Mãe Michelly da Cigana com um cemitério, é uma das mais conhecidas.

Foto: iStock: Gabriel Boieras

Preto Velho

Na umbanda, o Preto Velho é uma figura de destaque, representando os ancestrais africanos. Reconhecido por sua humildade, paciência e sabedoria, ele guia através de orientações e ensinamentos.

Foto: iStock/Thales Antonio

Caboclos

Os caboclos são entidades que simbolizam a ligação com a natureza e sua energia, sendo espíritos de sabedoria e evolução espiritual que incorporam em médiuns nos terreiros.

Foto: iStock/Joa_Souza

Giras

A gira é um ritual essencial em cerimônias religiosas no candomblé e na umbanda, frequentemente atraindo aqueles que buscam orientação ou querem conhecer a religião. A gira também funciona como uma forma de homenagear os orixás e entidades.

Foto: iStock: Joa_Souza

Terreiro

Dentro das religiões de matriz africana, os terreiros são locais sagrados onde ocorrem rituais, cerimônias e festividades em homenagem aos orixás e outras entidades espirituais.

Foto: iStock: Joa_Souza

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/filipefrazao