Conceitos
Pessoas cisgêneros se identificam com o gênero que lhes foi designado no nascimento. Transgêneros não se identificam com o gênero imposto pelo sexo biológico - grupo em que se encontram as pessoas não-binárias e mulheres e homens trans.
Foto: Freepik
Não-binariedade
Segundo a LGBT Foundation, pessoas não-binárias sentem que sua identidade de gênero não pode ser definida dentro das margens da binariedade. Elas entendem o gênero de forma que ultrapassa a mera identificação como homem ou mulher.
Foto: iStock
Sem determinismo
As pessoas não-binárias podem se reconhecer nos gêneros feminino e masculino ao mesmo tempo, mas também não se identificar com nenhum desses dois rótulos. Ou, ainda, às vezes se sentir como homens e outras vezes como mulheres.
Foto: iStock
Pessoas trans
Embora o termo trans em geral envolva pessoas cujo gênero não é o mesmo ou não se encaixa confortavelmente com o sexo que lhes foi atribuído no nascimento, algumas pessoas não-binárias não se vêem como trans.
Foto: iStock
Tipos
A não-binariedade é um termo guarda-chuva que contempla diversas identidades, como agênero (ausência total de gênero) e gênero fluido, quando a pessoa transita entre o feminino e o masculino.
Foto: iStock
Orientação sexual
Pessoas não-binárias podem ser gays ou lésbicas ou ter outras orientações sexuais. Identidade de gênero não define a maneira como um indivíduo se relaciona afetiva e sexualmente com outras pessoas.
Foto: Freepik
Diferença de intersexo
Pessoas intersexo têm anatomia ou genes que não se encaixam nas definições típicas de homem e mulher. A maioria se identifica como homem ou mulher, embora algumas possam ser não-binárias.
Foto: Freepik
Pronomes
Pessoas não-binárias diferentes podem usar pronomes diferentes, por isso sempre é importante perguntar se deve usar "ele", "ela" ou "elu", só para citar um exemplo. Seguir a autodeclaração é uma forma simples de respeitar a identidade de alguém.
Foto: Freepik
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Freepik