Oposição à diversidade: entenda o que é o termo "backlash"

Medo da perda de privilégios pode gerar retrocessos em políticas inclusivas

Foto: Freepik

Conceito

No universo das pessoas com deficiência, a expressão "backlash" se refere a reações negativas ou à oposição a medidas políticas ou práticas que promovem inclusão e diversidade.

Foto: Freepik

Força contrária

O medo da perda de privilégios e a percepção de que a inclusão de minorias prejudica os grupos dominantes podem gerar retrocessos em políticas inclusivas - como as leis de cotas -, discriminação e capacitismo.

Foto: Freepik

Possíveis retrocessos

Iniciativas de acessibilidade para PcDs podem ser vistas como custos extras ou desnecessários, levando a perdas complexas e prejudiciais à sua qualidade de vida.

Foto: Freepik

Discussão

No Brasil, no meio corporativo, vem ocorrendo uma discussão sobre o desinteresse crescente por parte das empresas em relação aos avanços das políticas internas de diversidade e inclusão.

Foto: Freepik

Na justiça

No âmbito do Direito, o termo "backlash" tem sido compreendido como sinônimo de manifestações das organizações da sociedade civil contra a Constituição e decisões judiciais.

Foto: Freepik

Culpabilização

No livro "Blacklash: O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres" (2001), a jornalista Susan Faludi explica como as reações contrárias ao feminismo ajudaram, entre os anos 1940 e 1960, a culpabilizar as mães, principalmente de crianças autistas.

Foto: Freepik

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Pixabay