Guarani
Uma das populações mais conhecidas é a do povo Guarani, que vive no Brasil e em outros países, como Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Foto: Leonardo Morais/Hoje Em Dia/Futura Press
Ticuna
Os povos originários Ticuna são os mais numerosos da Amazônia brasileira. Além do Brasil, eles também vivem no Peru e na Colômbia.
Foto: iStock
Kaingang
O povo Kaingang, ou Caingang, também fazem parte das maiores populações indígenas do país. Eles encontram-se nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Foto: iStock
Macuxi
Os Macuxi, ou Macushi, na grafia original, são um povo indígena que vive norte do Brasil, em Roraima, e nas fronteiras do sul da Guiana e no leste da Venezuela.
Foto: Edmar Barros/Futura Press
Terena
O povo Terena, também chamado de Terenoe, vive principalmente no estado do Mato Grosso do Sul. Por causa do rápido crescimento, esse é um dos grupos indígenas mais urbanizados.
Foto: Moisés Palácios/Futura Press
Guajajara
Um dos maiores povos indígenas do país são os Guajajara, que habitam terras no Maranhão. Eles também têm outra denominação, Tenetehára, que significa "somos os seres humanos verdadeiros".
Foto: Fátima Meira/Futura Press
Xavante
Os Xavante vivem no leste do estado de Mato Grosso. Em 2020, eram mais de 22 mil pessoas. Também podem ser chamados de Shavante, Chavante, Akuen, A’uwe, Akwe, Awen ou Akwen.
Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press
Yanomami
Outra população indígena numerosa no país são o povo Yanomami, que vive no norte da Amazônia, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
Foto: Edmar Barros/Futura Press
Pataxó
Os Pataxó vivem em aldeias localizadas no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais. Esses povos indígenas falam português e a língua Patxohã.
Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press
Potiguara
Os Potiguara são um povo originário da Paraíba e localizam-se em três terras indígenas: Potiguara, Jacaré de São Domingos e Potiguara Monte-Mor.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Wallace Martins/Futura Press