Os casais lésbicos marcantes das telas

Relembre romances emocionantes das produções nacionais

Foto: Reprodução/Instagram/@regianealves

Clara e Helena

"Vai na Fé" (2023) trouxe um dos casais sáficos mais queridos da televisão: Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). Mesmo com cortes nas cenas de beijo entre as personagens, o público torceu e se emocionou com a história.

Foto: Reprodução/Instagram/@priscilasztejnman/

Ilana e Gabriela

Entre os diversos temas focados em mulheres de "Um Lugar ao Sol" (2021), a relação entre Ilana (Mariana Lima) e Gabriela (Natália Lage) se destacou com direito a muitos beijos na boca em horário nobre na Globo.

Foto: Reprodução/TV Globo

Penha e Leila

Na reta final de "Amor de Mãe" (2019), o casal sem caráter, formado por Penha (Clarissa Pinheiro) e Leila (Arieta Corrêa) colocou fogo na trama com direito à virarem dona de bar sertanejo e tudo!

Foto: Divulgação/TvGlobo

Lica e Samantha

"Malhação - Viva a Diferença" (2017) fez tanto sucesso que acabou ganhando o Emmy Internacional Kids 2018. Um dos destaques da trama foi a relação permeada por descobertas entre Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio).

Foto: Reprodução/TV Globo

Estela e Teresa

Encenado pelas atrizes Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro, o casal lésbico da terceira idade em "Babilônia" (2015) não teve tanto sucesso. O público conservador não gostou do beijo das duas no primeiro capítulo e reclamou nas redes sociais.

Foto: Divulgação/TV Globo

Clara e Marina

O par vivido por Giovanna Antonelli e Tainá Müller se casou com direito a vestidos de noiva iguaizinhos na reta final de "Em Família" (2014). O público shippava o casal, apelidado de "Clarina".

Foto: Divulgação/GShow

Marina e Marcela

O SBT lançou uma enquete para checar se o público aprovava - e aprovou - o final feliz de Marina (Giselle Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) em “Amor e Revolução” (2011), que se passava na época da Ditadura Militar no Brasil.

Foto: Reprodução/SBT

Jenifer e Eleonora

As personagens vividas por Bárbara Borges e Mylla Christie eram amigas que se descobriam apaixonadas em "Senhora do Destino" (2004). Na reapresentação no "Vale a Pena Ver de Novo", em 2017, foram cortados diálogos das duas sobre sexualidade.

Foto: Divulgação/TV Globo

Rafaela e Clara

Um selinho tímido durante uma representação de "Romeu e Julieta" no último capítulo foi o máximo que o casal, vivido por Alinne Moraes e Paula Picarelli, mostrou em "Mulheres Apaixonadas" (2002).

Foto: Reprodução/TV Globo

Leila e Rafaela

"Torre de Babel" (1998) foi uma pedra no sapato do novelista Silvio de Abreu, que enfrentou críticas por parte da audiência e até da Igreja. O casal de Silvia Pfeifer e Christiane Torloni, grande promessa da trama, morre na explosão de um shopping.

Foto: Reprodução/TV Globo

Cecília e Laís

Mantinham juntas uma pousada em Búzios em "Vale Tudo" (1988) até que Cecília (Lala Deheinzelin) morre e Laís (Cristina Prochaska) precisa enfrentar uma disputa judicial pelos bens da parceira com o cunhado Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

Foto: Reprodução/TV Globo

Karen e Martha

Vida Alves e Geórgia Gomide encenaram o primeiro beijo gay da TV brasileira em 1963, no teleteatro "A Calúnia" (TV Tupi). Elas interpretaram diretoras de escola cuja relação é alvo de boatos. Ao final, descobrem que se amam de verdade.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Divulgação/TV Globo