Oscar: os filmes da diversidade em 2023

Raça e etnia, 50+, mulheres e LGBTQIA+ são pautas dos filmes concorrentes; confira

Foto: Pipoca Moderna

"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre"

O longa da Marvel é uma ode à negritude e tem cinco indicações, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante para Angela Bassett, de 64 anos.

Foto: O Vício

"Elvis"

O longa, odiado por uns e amado por outros, deu à Mandy Walker uma indicação em Melhor Fotografia. Ela é a terceira mulher indicada na categoria, que só teve homens ganhadores em 95 edições.

Foto: Divulgação

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

Representatividade amarela com a indicação de Melhor Atriz para Michelle Yeoh, reconhecendo seu trabalho aos 60 anos, além de abordar narrativas lésbicas, fazem todo mundo torcer para o filme.

Foto: Divulgação/A24

"Tár"

Mais um brilhante trabalho de Cate Blanchett que impacta todo mundo como uma maestro lésbica em um longa sobre assédio e cultura do cancelamento. O filme concorre a seis estatuetas, incluindo a de Melhor Atriz.

Foto: Reprodução

"Top Gun: Maverick"

O longa celebra o retorno de Tom Cruise, aos 60 anos, ao papel que o deixou famoso no mundo todo. O filme concorre em Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Canção Original, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Efeitos Visuais no Oscar.

Foto: Pipoca Moderna

"Entre Mulheres"

O mais feminista dos longas, é um filme brilhante, com indicações a Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado pela diretora Sarah Polley.

Foto: Reprodução

"A Baleia"

Gordofobia e homofobia são temas centrais do longa que tem três indicações, inclusive de Melhor Atriz Coadjuvante para Hong Chau, ampliando o destaque para atores e atrizes amarelas.

Foto: Divulgação

"Passagem"

O longa trouxe uma indicação para Brian Yyree Henry, que pode se tornar o sexto ator negro a levar a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante.

Foto: Divulgação

"Red: Crescer É uma Fera"

A animação fofíssima é puro empoderamento feminino e representatividade amarela. Mérito da diretora chinesa Domee Shi. Críticos apontam o filme como favorito na categoria Melhor Animação.

Foto: Portal EdiCase

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Divulgação/Universal Pictures