10 filmes imperdíveis com protagonistas trans e travestis

Foto: Reprodução

Paloma (2022)

O filme do diretor Marcelo Gomes com a protagonista Kika Sena foi pré-indicado ao Oscar para representar o Brasil. Na trama, Paloma é uma mulher trans decidida a realizar seu maior sonho: casar na igreja, com seu namorado Zé. Inspirado em uma história real.

Foto: Reprodução

Alice Júnior (2019)

Alice, uma adolescente trans, se muda para o interior do Paraná com seu pai. Lá, ela enfrenta o duro preconceito da população na cidade e, especialmente, dos colegas de escola.

Foto: Reprodução

O Casamento de Gorete (2014)

Quando criança, um garoto é rejeitado pelo seu pai por ser homossexual. Alguns anos depois, ele agora se chama Gorete, dona de um famoso programa de rádio na cidade de Pau Torto. A personagem é inspirada no no humorista acreano David Medeiros.

Foto: Reprodução

Laerte-se (2017)

A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo. Ela passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como um homem, teve três filhos e três casamentos, até decidir assumir sua identidade como mulher trans. Documentário com direção de Eliane Brum e Lygia Barbosa.

Foto: Reprodução

Meninos Não Choram (2000)

Inspirado na história real de Brandon Teena, o filme conta a história de como Brandon reivindicou sua identidade masculina em uma cidade rural no interior de Nebraska (EUA).

Foto: Reprodução

A Garota Dinamarquesa (2015)

Em 1926, na Dinamarca, Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda decidide vestir Einar de mulher para pintar um quadro, pois ambos são artistas. Com o tempo, Einar vai se descobrindo uma mulher trans e passar a se chamar Lili Elbe. Ela foi uma das primeiras mulheres da história a fazer a cirurgia de transição de gênero. Inspirado em fatos reais.

Foto: Reprodução

Paris is Burning (1991)

O documentário é aclamado até os dias de hoje. Ele apresentou ao mundo a cultura dos 'ball', em tradução livre, 'bailes', especificamente organizados pela comunidade gay no Harlem.

Foto: Reprodução

Meu Corpo É Político (2017)

Militantes LGBTQIA+ na periferia de São Paulo mostram seu dia a dia como ativistas e disputas políticas. Na época, a artista Linn da Quebrada mostrou seu dia a dia no longa.

Foto: Reprodução

Indianara (2019)

Idealizado da Casa Nem, a ativista trans Indianara Siqueira abriga pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro. O filme mostra a resistência de Indianara contra as ameaças e ataques à travestis e trans no país.

Foto: Reprodução

Tomboy (2011)

Ao se mudar para uma nova cidade, Laure conhece Lisa, uma garota do bairro que a confunde com um menino e pergunta seu nome. Laure então passa a atender como 'Mickael' e assim se apresenta para todas as crianças da vizinhança, como o novo garoto. Ele eventualmente se torna mais próximo de Lisa, chegando até a beijá-la.

Foto: Reprodução

Você sabia que mulheres trans podem amamentar? Entenda

Foto: Reprodução/Instagram/@erikafeeh