Celebrada no dia 17 de maio, a data tem como objetivo combater o preconceito e a discriminação.
Foto: iStock
Conhecida também como "Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia", a data visa conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação da população LGBTQIA+.
Foto: iStock
Essa é uma homenagem ao dia 17 de maio de 1990, quando a palavra "homossexualismo" - cujo final "ismo" indica algum tipo de doença, passou a ser desconsiderada.
Foto: iStock
Segundo o dicionário Michellis, homofobia é “aversão ou rejeição a homossexual”. A palavra inclui violências físicas, psicológicas ou verbais contra a população LGBTQIA+.
Foto: iStock
Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a criminalização da homofobia, por 8 votos a 3.
Foto: Estadão Conteúdo
Porém, o Congresso Nacional não criou uma lei específica para o tema. A homofobia se enquadra na lei 7.716 de 1989, que “define os crimes resultantes de preconceito de raça e cor”.
Foto: Estadão Conteúdo
Quem "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” por causa de orientação sexual pode pegar de 1 a 3 anos de prisão. Se praticar o crime com ajuda dos meios de comunicação, a pena pode subir para 5 anos.
Foto: Getty Images
Segundo uma pesquisa do IBGE de 2022, 2,9 milhões de pessoas adultas se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. O número, porém, pode estar subnotificado devido ao preconceito que ainda existe no país.
Foto: iStock
Se uma pessoa for vítima de homofobia, é recomendado registrar um Boletim de Ocorrência. Outra opção é entrar em contato com o Disque 100, canal de comunicação com a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.
Foto: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais
Terra Nós
Acesse o Terra e entenda mais sobre o assunto!
Foto: iStock