Clichês das novelas que na verdade são LGBTfóbicos
Forma como comunidade é mostrada na telinha costuma revelar estereótipos
Foto: Divulgação/Rede Globo
Deixando de ser gay
Longe de apresentar tramas de bissexualidade ou sexualidade fluida, muitos personagens gays simplesmente viram hétero nas novelas como se isso fosse possível. Foi o caso de Orlandinho (Iran Malfitano) em "A Favorita".
Foto: Divulgação/Rede Globo
Superfemininas
Lésbicas no mundo das novelas são brancas, tem cabelos compridos e esbanjam feminilidade. De Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picareli) em "Mulheres Apaixonadas" até Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) em "Em Família", não faltam casais lésbicos padrão.
Foto: Divulgação/GShow
O gay "chaveirinho"
Um dos maiores estereótipos das telenovelas: gays afeminados que fazem tudo para suas patroas ricas estão presente dezenas de tramas, reforçando uma visão de que todo gay é divertido e submisso. É o caso de Crô (Marcelo Serrado) em "Fina Estampa".
Foto: João Miguel Junior/Rede Globo
Brutamontes
Nas novelas, os gays são muito afeminados ou homens másculos de poucas palavras. Exemplos: Carlão (Lugui Palhares), que termina "Duas Caras" com Bernardinho (Thiago Mendonça), e Zeca (Erom Cordeiro) em "América".
Foto: Divulgação/Rede Globo
Trans, "mas não muito"
Outra prática comum das novelas é apresentar trans como pessoas que transitam entre gêneros. Nonato (Silvero Pereira), em "A Força do Querer" e Xana Summer (Ailton Graça), em "Império" são prova disso. Sem contar que se trata de "Transfake", ou seja, pessoas cis "interpretam" personagens trans.
Foto: Roberto Moreyra/Rede Globo
Espancamento
Diversas tramas dão a impressão de que é impossível ser LGBT no país sem ser espancado. Aconteceu diversas vezes em "Insensato Coração", com um dos casos levando à morte de Gilvan (Miguel Roncato); em "Malhação", em "Totalmente Demais" e em "A Força do Querer", entre outras.
Foto: Reprodução/Rede Globo
Melhor amigo gay
Personagens gays muitas vezes estão na trama exclusivamente para ser o melhor amigo de uma mulher, como Pietro (Marat Descartes), confidente de Carolina (Juliana Paes) em "Totalmente Demais".
Foto: Inácio Morais/GShow
Terra Nós
Conteúdo de diversidade, para pessoas diversas
Foto: Divulgação/Rede Globo