Medo
Em 2019, mesmo após ter sido eleito mais uma vez para deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean desistiu de seu mandato e foi embora do Brasil para focar na sua carreira acadêmica. Na época, ele estava sofrendo muitas ameaças de morte.
Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real/
Proteção
Em 2019, a Organização dos Estados Americanos (OEA) já havia solicitado ao Governo Federal providências e proteção a Jean, mas isso não foi o suficiente para que ele se mantivesse no Brasil. Desde o assassinato de Marielle Franco em 2018, Jean está constantemente sob escolta policial.
Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real/
Outro foco
O ex-deputado, que já atuou como professor convidado na Universidade de Harvard (EUA), tem uma bolsa de estudos de doutorado financiada pela Open Society, na Espanha.
Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real
Hobby
Em 2021, em entrevista à Agência Diadorim, Jean revelou que a arte estava o ajudando a lidar com o exílio. Seu perfil no Instagram, inclusive, é preenchido com muitas criações. Já a pesquisa de doutorado de Jean tem como foco as fake news.
Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real
Ele vai voltar!
Em março de 2023, Jean revelou ao jornal 'O Globo': "Sei que quero e vou voltar.[...] Espero que o governo Lula, não só no plano simbólico, mas também no prático, dê condições para que eu, Marcia Tiburi, Debora Diniz e outros excilados possam retornar e atuar intelectual e politicamente no Brasil". Ele afirmou que não pretende se dedicar exclusivamente para a política.
Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real/
Atualmente
Jean ainda não retornou ao Brasil, mas continua atuante nas suas redes sociais compartilhando reflexões, posicionamento, arte, entre outros.
Foto: Getty Images
Veja também...
por onde anda Inês Brasil?
Foto: RD1