Quais são os seus pronomes?

Pode parecer uma discussão meramente gramatical, mas tem a ver com identidade e respeito

Foto: iStock

Circulou nas redes

Nesta semana, um vídeo em que um rapaz aborda pessoas aleatórias e pergunta “quais são os seus pronomes?”, tem circulado nas redes sociais e dividido opiniões entre os internautas.

Foto: Reprodução/Twitter

"Zico, Zinho, Adílio"

As respostas recebidas passam longe da esperada. Um senhor, por exemplo, ao ser questionado sobre quais os seus pronomes, responde “Zico, Zinho e Adílio”, fazendo referência a jogadores de futebol.

Foto: Reprodução/Twitter

Dividiu opiniões

Entre os internautas, há aqueles que afirmam que o vídeo é uma tentativa de dizer que “pessoas comuns não estão preocupadas com pronomes”. Outros sustentam a opinião de que as respostas foram manipuladas pelo autor do vídeo, “expondo as pessoas ao ridículo”.

Foto: Reprodução/Twitter

Identidade e respeito

Mas e você, sabe o que são os pronomes e a importância de falarmos sobre eles? De cara, essa discussão pode parecer meramente gramatical, mas tem a ver também com identidade e respeito à pluralidade de pessoas.

Foto: iStock

Linn da Quebrada

Em 2022, essa discussão foi levantada diversas vezes por Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, durante sua participação no 'Big Brother Brasil'.

Foto: Reprodução/Instagram

"É ela"

A artista tem o pronome 'Ela' tatuado em sua testa, e mesmo assim por episódios de transfobia, dada a dificuldade dos colegas em usar o pronome correto. Foi necessário que, ainda nas primeiras semanas, o apresentador do programa, Tadeu Schmidt, interviesse.

Foto: Reprodução/Instagram

Indicação

"Eu fiz essa tatuagem, na verdade, por causa da minha mãe. No começo da minha transição, minha mãe ainda errava e me tratava no pronome masculino. (...) Acho também que é uma indicação para todas as outras pessoas", explicou a artista na época.

Foto: Reprodução/Instagram

Fundamentação desumana

Para Viviane Vergueiro, oficial de programa no Fundo Internacional Trans, o despeito aos pronomes têm forte relação com a deslegitimação da existência dessas pessoas. "Esses elementos têm uma fundamentação desumana que é muito profunda", avalia.

Foto: Getty Images

Bora praticar?

Perguntar "quais pronomes você usa?" pode parecer banal, mas é melhor do que criar suposições sobre uma pessoa com base em sua aparência. Cabelos curtos não são sinal de masculinidade, assim como maquiagem não determina o gênero de alguém.

Foto: iStock

Parada LGBT 2023 SP: data, horário e programação

Saiba tudo sobre a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que luta contra a discriminação e promove o respeito à diversidade

Foto: iStock