Quem é Laverne Cox, atriz trans que irritou bolsonaristas
Estrela já concorreu ao Emmy e foi capa da Time
Foto: Reprodução/Instagram
Barbie especial
Laverne foi escolhida pela Mattel para uma edição especial da Barbie em sua homenagem. O fato irritou deputados conservadores, que solicitaram uma audiência pública para discutir as "implicações psicossociais em crianças".
Foto: Reprodução/Instagram
Papel icônico
Sophie Burset, de "Orange is the New Black", foi a personagem que a tornou conhecida mundialmente. O papel lhe rendeu uma indicação ao Emmy Awards na categoria Melhor Atriz Convidada numa série de comédia.
Foto: Divulgação/Netflix
Irmão gêmeo
Laverne Cox nasceu em Mobile, Alabama e tem um irmão gêmeo, Lamar Cox. Foi ele, aliás, quem interpretou a presidiária Sophie antes da transição de gênero em "Orange is The New Black".
Foto: Reprodução/Netflix
Desafios
"Preciso trabalhar duas, três, quatro vezes mais duro. Mas isso nunca me deu raiva. Eu aceitei que tenho que trabalhar mais", disse Laverne em entrevista à "Forbes" sobre como é ser uma atriz negra e trans em Hollywood.
Foto: Divulgação/Forbes
Capa da Time...
A estrela estampou a capa da revista americana em 2014, numa edição que discutia a relevância dos direitos das pessoas trans nos movimentos civis.
Foto: Divulgação/Time
E da Cosmopolitan...
Laverne Cox se tornou primeira trans a estampar a capa da "Cosmopolitan" em seus mais de cem anos de existência. Ela posou para a edição sul-africana da revista em 2018.
Foto: Divulgação/Cosmopolitan
Personagem real
Em "Inventando Anna", série de sucesso na Netflix, Laverne deu vida à personal trainer e coach Kacy Duke, uma das melhores amigas de Anna Delvey (Julia Garner). A história foi baseada em fatos verídicos.
Foto: Divulgação/Netflix
Ativista
Além de trabalhar como atriz, Laverne fala e escreve sobre direitos de pessoas trans e outros assuntos atuais em diversos meios de comunicação, como o "Huffington Post".
Foto: Reprodução/Twitter
Polêmica
Após um homem assumir a dublagem de sua personagem, Gail, na versão italiana do filme "Bela Vingança" (2021), a Universal Pictures divulgou pedido de desculpas se comprometendo a contratar apenas mulheres para a função em outros idiomas.
Foto: Reprodução
Representatividade
Laverne produziu o documentário "Revelação", da Netflix, no qual se junta com outras celebridades trans para fazer um panorama da representação de pessoas não-cisgêneras em filmes e séries como "Pose" e "Sense8".
Foto: Reprodução/Netflix
Chiquérrima
Com um vestido de veludo da August Getty Atelier, Laverne comandou o pré-show do Oscar 2022 para o canal E!.
Foto: Reprodução/Twitter
Terra Nós
Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Twitter