Pautas essenciais ignoradas no debate presidencial

Saiba quais temas urgentes que candidatos e candidatas deixaram de discutir

Foto: Mais Goiás

Amazônia

Mesmo em tempos recordes de desmatamentos, grandes catástrofes climáticas e crimes ambientais de repercussão internacional, a Amazônia não foi citada uma única vez no debate.

Foto: Canaltech

Indígenas

Com tramitações sobre demarcação das terras indígenas em andamento, além de debates em torno da criminalização da luta indígena, era de se esperar que alguma pauta fosse debatida. Porém, o que aconteceu foi a desumanização dos povos em fala do atual presidente.

Foto: Poder360

Pessoas com deficiência

Não só o tema foi ignorado, como a emissora que sediou o evento não tinha acessibilidade, o que fez com que a candidata à vice Mara Gabrilli tivesse que ser carregada para entrar no espaço.

Foto: Reprodução

LGBTQIAPN+

Enquanto "ideologia de gênero", algo que não existe, faz parte da campanha de diversos candidatos e o país bate recordes de violência LGBTfóbica, os direitos da comunidade foram completamente ignorados.

Foto: Poder360

Mulheres

Ainda que o tema tenha surgido diversas no debate, nenhum candidato ou candidata apresentou propostas em relação aos direitos das mulheres. Tampouco questões de saúde sexual e reprodutiva ou feminicídio foram abordados, por exemplo.

Foto: CartaCapital

População negra

Tema fundamental com diversas intersecções, como as demandas de juventude negra e mulheres negras, as pautas raciais foram completamente ignoradas pelos candidatos e candidatas.

Foto: Alma Preta

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reuters