Podem casar? Veja 7 dúvidas sobre pai e mãe de santo

Conheça suas responsabilidades nas religiões de matriz africana

Foto: iStock/filipefrazao

O que é pai e mãe de santo?

Conhecidos como Babalorixá, pai de santo, e Ialorixá, mãe de santo, eles são sacerdotes e dirigentes do terreiro, as figuras mais importantes do lugar.

Foto: iStock/Joa_Souza

Podem casar?

Sim, tanto o pai de santo quanto a mãe de santo podem, sim, casar. Não há impedimento em relação a isso.

Foto: iStock/Gabriel Boieras

Quais são as responsabilidades?

Eles devem promover o desenvolvimento espiritual e guiar cada filho (integrante da religião), desempenhando o papel de mentores nas religiões de matriz africana.

Foto: iStock/Joa_Souza

Qual o papel no terreiro?

Na maioria dos terreiros da umbanda, por exemplo, é comum ter apenas o pai ou então só a mãe de santo no comando, acompanhados por um pai ou mãe pequenos (auxiliares).

Foto: iStock/FernandoPodolski

Como se tornar?

É fundamental honrar as hierarquias e demonstrar ser um filho de santo ativo no ambiente. É comum que esses indivíduos recebam orientações dos orixás para assumirem o papel de pai ou mãe de santo.

Foto: iStock/Joa_Souza

Que rituais fazem?

Pais e mães de santo abrem e fecham as giras, os principais rituais. E ainda acompanham o desenvolvimento mediúnico de cada um, além de fiscalizarem o atendimento de todo médium.

Foto: iStock/Thales Antonio

E quando morrem?

Seguindo a tradição de certas religiões de matriz africana, no candomblé é tradicional fechar o terreiro por um período de um ano após a morte do pai ou mãe de santo. O espaço também fica sem liderança por esse período.

Foto: iStock/Gabriel Boieras

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/Gabriel Boieras