Por onde começar a aprender línguas indígenas
Várias opções de cursos são online e gratuitas
Foto: iStock/DMEPhotography
Línguas
O último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado na íntegra é o de 2010. O levantamento registrou, na época, 274 línguas indígenas no país.
Foto: iStock/MesquitaFMS
Locais
A maioria das línguas só pode ser aprendida em contato direto com as comunidades e territórios. Porém, é possível aprender algumas sem sair de casa!
Foto: iStock/filipefrazao
Online
Na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP é possível fazer um curso online de Tupi Antigo.
Foto: iStock/Brastock Images
Nheengatu
A FFLCH oferece também um curso introdutório de Nheengatu, a língua geral amazônica, desenvolvida a partir do tupinambá, falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro até a fronteira com o Peru, na Colômbia e na Venezuela.
Foto: iStock/filipefrazao
Guarani
Também online, a Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece aulas de línguas indígenas, no caso Guarani. O curso é dividido em 4 módulos.
Foto: iStock/J Brarymi
Museu Nacional
Com duração de 18 meses, o curso de especialização em línguas indígenas brasileiras (CELIB) do Museu Nacional acontece mediante edital. Vale ficar de olho!
Foto: iStock/filipefrazao
Livro
Caso queira tentar o aprendizado por conta própria, o livro "Método Moderno de Tupi Antigo: a Língua do Brasil dos Primeiros Séculos", do filólogo e lexicógrafo Eduardo Navarro. pode ser um bom começo.
Foto: Divulgação/Global Editora
Memes
E dá até para aprender línguas indígenas com memes no perfil do Instagram "Tupi Memes", que conta até com Meme do Pingu com legendas em língua indígena.
Foto: Reprodução/Instagram/@tupi_memes
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/Marco Anghinoni