Por que não se deve usar a expressão "criança excepcional"?

Emprego de termo correto incentiva a inclusão

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O termo

Entre as décadas de 1950 a 1970, o termo era utilizado para se referir às crianças com deficiência mental ou intelectual. Ficou pejorativo, assim como dizer que uma criança é ou não "normal".

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Histórico

Geralmente a expressão era usada para se referir às pessoas cujo desenvolvimento e inteligência destoavam dos padrões estabelecidos.

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Mudanças

Com o surgimento de estudos e práticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990 a respeito de altas habilidades, o termo "excepcional" ganhou outro significado.

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Outro significado

"Excepcionais", então, tornou-se um modo de se referir tanto às pessoas com inteligências múltiplas acima da média quanto às pessoas com inteligência lógico-matemática abaixo da média.

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Termo correto

A forma correta de falar é “criança com deficiência intelectual" ou "criança com deficiência mental”. O uso do termo correto contribui na inclusão da pessoa com deficiência, principalmente no meio escolar.

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