Porque não devemos mais falar "Hermafrodita"
Termo reforça estereótipos negativos das pessoas intersexo
Foto: Reprodução Instagram
O que é intersexualidade?
Pessoas intersexo são aquelas que nascem com alguma variação nas características do corpo que são atribuídas a sexo (genitálias, gônadas, cromossomos e resposta hormonal), saindo assim, do padrão binário.
Foto: Reprodução Instagram
Histórico
Durante séculos o termo utilizado para se referir à pessoas intersexo era hermafrodita, porém, sua origem tem um cunho pejorativo e não deve mais ser usado.
Foto: Divulgação Rede Globo
Origem Grega
No mito, Hermafrodito era filho de Afrodite e de Hermes, muito bonito foi aprisionado pela ninfa Salmacis em um lago.
Foto: Bartholomeus Spranger / Wiki Commons
Punição
Durante esse aprisionamento, a ninfa pediu aos deuses para que se fundissem em um só corpo. Infeliz com ambos os orgãos genitais, Hermafrodito estabelece que todos que se banhem no lago se tornem intersexo.
Foto: Lady Lever Art Gallery, Domínio público
Militancia
Por conta da origem de que a intersexualidade seria uma punição que movimentos de pessoas intersexo pede que o termo hermafrodita não seja mais utilizado, ainda que conste na literatura médica.
Foto: Reprodução Instagram
Não é Intersexual
A Associação Brasileira Intersexo lembra ainda que o termo correto é intersexo, que se refere à condição biológica e não intersexual, que pode dar indícios de questões de orientação do desejo sexual ou identidade de gênero.
Foto: Reprodução Instagram
Termo geral
Cabe destacar ainda que a intersexualidade é um termo guarda-chuva e apenas parte das pessoas intersexo tem ambos os orgãos genitais externalizados. Muitas pessoa tem apenas variações cromossômicas, por exemplo.
Foto: Reprodução Instagram
Terra Nós
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução Instagram