Quais os direitos das mulheres em Israel e na Palestina

Ambas as nações contam com grupos conservadores que limitam direitos femininos

Foto: iStock/Juanmonino

Territórios

Tanto Israel quanto a Palestina contam com estruturas sociais complexas, que incluem costumes e legislações específicas para cada região de seus territórios.

Foto:

Palestina

No caso da Palestina, o território da Faixa de Gaza segue princípios do grupo islamita Hamas, enquanto a Cisjordânia tem uma maior presença do Fatah, que tem estrutura laica.

Foto: iStock/Soliman Hijjy

Faixa de Gaza

No território palestino mais conservador, muitos espaços obrigam mulheres a usarem a hijab ou a abaya e as proíbem de dirigir motocicletas.

Foto: iStock/Karsten Jung

Proibições

Mulheres também são proibidas de fumar narguilé em público, dançar em grupos de danças folclóricas e passear sozinhas perto da praia.

Foto: iStock/Amax Photo

Israel

No caso de Israel, as políticas contra mulheres surgem por conta dos grupos conservadores e judeus ultraortodoxos.

Foto: iStock/stellalevi

Minoria

Apesar de minoria, os judeus ultraortodoxos são influentes e, nos últimos anos, conseguiram implementar regras em algumas regiões, como a total separação entre homens em mulheres em público, como por exemplo em meios de transporte ou shows.

Foto: iStock/MaestroBooks

Separação

A jurisdição sobre o divórcio para todos os judeus em Israel é do tribunal rabínico ortodoxo, que dá apenas aos homens o poder de dissolver formalmente um casamento.

Foto: iStock/Studio-Annika

Proibidas

Dois dos partidos ultraortodoxos da coalizão governista proíbem mulheres de concorrer a cargos públicos, indo contra uma decisão da Suprema Corte do país.

Foto: iStock/egdigital

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock/pawel.gaul